Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Comissão de Proteção aos Animais da Aleam atua no resgate de animais no Rio Grande do Sul
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ALEAM - Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

Comissão de Proteção aos Animais da Aleam atua no resgate de animais no Rio Grande do Sul

09/05/2024
Compartilhar

Os membros da Comissão de Proteção de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), presidida pela deputada estadual Joana Darc (UB), com ajuda de médicos veterinários voluntários, resgataram cerca de 50 animais, na quarta-feira (8/5), no primeiro dia de auxílio no Rio Grande do Sul, que vive uma das maiores tragédias ambientais do Brasil.

Estão no Rio Grande do Sul, seis membros da CPAMA e dois médicos veterinários. As buscas realizadas pelas equipes se intensificam em áreas alagadas pela chuva, com o intuito de encontrar animais ilhados. Na quarta-feira, três cachorros da raça São Bernardo foram resgatados do segundo andar de uma casa, que estava debaixo d’água.

Segundo o advogado animalista, Eudenis Dantas, especializado em resgate de animais em desastres, as incursões de resgate se complicam devido ao ambiente alagado das fortes chuvas.

“As incursões são bem complicadas, por conta da destruição que a água deixou, dificultando o acesso aos animais. Fizemos um resgate bem atípico, pois eram três São Bernardos, cachorros grandes e pesados, um deles tinha cerca de 80 quilos. Então, foi necessária uma logística especial para acessar aquela parte da casa e fazer a transposição desses animais na lancha”, detalhou.

Única equipe especializada em resgate

A Comissão de Proteção de Proteção aos Animais da Aleam é a única entre as Assembleias do país com equipe especializada em capacitação técnica para resgate de animais em desastres.

Em dezembro de 2023, os membros se deslocaram até o município de Betim, em Minas Gerais, para participar do “V Simpósio Internacional de Medicina Veterinária de Desastres”, realizado pelo Grupo de Resgate Animal de Belo Horizonte (GRABH), com o intuito de preparação para casos de extrema necessidade.

Situação dos animais

Por conta do grande volume de água, muitos animais têm ficado presos nos telhados das casas ou em muros, para se resguardar. Em algumas residências, moradores tiveram que sair e não conseguiram levar os pets, como cães e gatos. Além disso, animais mortos estão sendo encontrados pelas equipes voluntárias.

Em relação à saúde, segundo médicos veterinários, na triagem, os animais estão sendo atendidos com hipotermia e desidratação. Além disso, a condição emocional dos animais piora devido o tempo longe de seus tutores.

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

ALEAM - Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

18/11/2024
ALEAM - Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

18/11/2024
ALEAM - Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

18/11/2024
ALEAM - Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

18/11/2024
ALEAM - Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

18/11/2024
ALEAM - Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

18/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus