No mês de agosto, é realizada a campanha Agosto Dourado, que tem como objetivo incentivar a amamentação. A Comissão de Assistência Social e Trabalho (Cast) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) se uniu a essa causa e realizou, nesta terça-feira (13/8), a entrega de aproximadamente mil recipientes de vidro para o Banco de Leite Fezinha Anzoategui, localizado na Maternidade Balbina Mestrinho, em Manaus. A ação aconteceu no hall de entrada da Aleam e contou com a presença da deputada Mayra Dias (Avante), presidente da Cast.
Essa foi a primeira entrega de potes e copos medidores de vidro doados por servidores, que participaram da campanha “Doe frascos de vidro – Amamentação Solidária”, instituída por meio da Resolução Legislativa (RL) nº 990/2023. Os potes de vidro serão destinados às mães lactantes que doam o leite excedente, enquanto os copinhos medidores de vidro serão utilizados para alimentar os bebês que precisam ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A deputada Mayra Dias ressaltou a importância da doação de leite materno, que é um alimento completo, natural e sem contra-indicações para os bebês. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS), o aleitamento materno protege os bebês de doenças respiratórias, de pele, inflamações, verminoses, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.
O vidro é o material mais adequado para armazenar o leite materno, pois conserva os nutrientes de forma saudável até o momento de ser consumido pelo recém-nascido. Além disso, a doação desses recipientes também contribui para o meio ambiente, já que não são descartados após o uso. A deputada Mayra reforçou que a Cast continua recebendo doações de frascos de vidro na sala do 4º andar da Aleam.
O representante do Banco de Leite Fezinha Anzoategui, Fabrício Rolim, destacou a importância da doação, já que os frascos de vidro com tampa plástica são essenciais para armazenar o leite doado pelas mães lactantes. Segundo ele, mensalmente são utilizados cerca de 200 frascos de vidro, pois precisam ser substituídos devido ao processo de pasteurização, que consiste em aquecer e resfriar o leite para esterilizá-lo. Essas doações ajudam a repor os recipientes que se tornam mais frágeis após esse processo. A Maternidade Balbina Mestrinho também fornece leite para outros bancos de leite do estado.