Na terça-feira (6/8), o deputado Comandante Dan (Podemos) fez uso da tribuna do Legislativo Estadual para apresentar uma proposta de colaboração federativa interinstitucional com foco na BR-319. O parlamentar destacou dois pilares fundamentais em sua proposta: a melhoria da trafegabilidade da estrada e a preservação ambiental ao longo de suas margens. Segundo ele, é um desrespeito à população do Amazonas o simples embargo de uma obra que possa garantir condições mínimas para o transporte de passageiros e cargas na Manaus-Porto Velho, especialmente em momentos de tragédias climáticas, como a vazante recorde que está ocorrendo e que deixará municípios e comunidades rurais completamente isolados, já que muitos não possuem aeroportos.
O deputado relatou sua recente visita a Lábrea, onde ficou chocado com o número de queimadas e seus impactos na população. Segundo ele, as pessoas estão doentes e lotando as unidades de saúde do município com problemas respiratórios causados pela fumaça das queimadas florestais. Diante dessa situação, o parlamentar ressaltou que não podemos mais ignorar o problema e que a defesa da melhoria da estrada deve estar acompanhada da defesa ambiental.
A proposta do programa de colaboração federativa interinstitucional envolve as três esferas dos diferentes poderes públicos em prol da sustentabilidade da BR-319, tanto no aspecto logístico, como vetor de desenvolvimento, quanto na preservação ambiental. O deputado apresentará um requerimento indicativo aos Governos Federal e estaduais da região para que essa proposta seja colocada em prática. Ele enfatizou que a enchente é uma tragédia, mas a vazante e a estiagem também trazem isolamento e dificuldades para a população, afetando a segurança alimentar, o acesso à água potável, à educação e à saúde. Por isso, é necessário que sejam implementadas políticas públicas eficazes, tanto emergenciais quanto de longo prazo.