Rephrase my Na Sessão Plenária desta quarta-feira (23/10), antes da data cívica de Manaus, o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) destacou o perfil diferenciado da capital amazonense em relação às demais capitais brasileiras e afirmou que a cidade precisa de planos integrados dos Governos Federal e Estadual, unidos aos esforços da Prefeitura de Manaus.
“Manaus é a maior cidade da região Norte do Brasil. Detém mais de 50% da população do Amazonas. Concentra mais população que cinco dos sete estados da Região: Rondônia, Tocantins, Amapá, Acre e Roraima. Se somamos a população do Amapá com as populações do Acre e Roraima, chegaremos a um contingente populacional apenas 200 habitantes superior ao de Manaus. Tudo isso mostra que Manaus é a cidade polo da Amazônia e, portanto, merece uma atenção especial do poder público, em todas as suas esferas”, declarou o parlamentar.
Ele destacou, ainda, que Manaus é o quinto Produto Interno Bruto (PIB) entre as cidades brasileiras, antecedida por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. Manaus, disse ele, produz mais riquezas que as capitais do Sul, do Nordeste e do Norte brasileiros.
“Infelizmente, nossa capital, uma cidade-estado, possui muitos desafios sociais a serem superados. A comparação dos dados financeiros com os dados sociais da cidade revela uma alta concentração de renda em uma faixa muito restrita da população. Some-se a isso os desafios ambientais”, afirmou.
Comandante Dan defendeu o desenvolvimento de uma nova matriz econômica à capital, que privilegie a distribuição de renda e a sustentabilidade. Ele argumenta que a solução aos principais problemas estruturais de Manaus não passa exclusivamente por uma tomada de decisão e ação da prefeitura da capital.
“A prefeitura tem buscado alternativas, mas soluções de questões que perduram por décadas passam obrigatoriamente por uma gestão integrada das ações da união e dos executivos estadual e municipal”, finalizou.