O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), participou, nos dias 23 e 24 de outubro, da etapa presencial do curso de Ambientação Agroindustrial, uma ação integrada à capacitação de formadores em Bioeconomia, promovida pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).
O curso reuniu instrutores e profissionais das rede federal, estadual e do Sistema S, com o objetivo de fomentar a bioeconomia nas cadeias de valor da sociobiodiversidade da Amazônia Legal.
Pelo Cetam participaram os coordenadores, Renan Ribeiro e Onã Santos.
Com enfoque na valorização dos produtos regionais e na inovação tecnológica, o curso buscou integrar saberes tradicionais com práticas agroindustriais sustentáveis.
Durante essa etapa, os participantes foram capacitados a desenvolver soluções que aliam o desenvolvimento econômico à preservação ambiental, criando um impacto positivo para as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade na região.
O aprendizado adquirido ao longo da etapa presencial será fundamental para a aplicação de novos conhecimentos no desenvolvimento de uma bioeconomia transformadora e sustentável.
Essa formação coloca os profissionais em posição estratégica para contribuir diretamente com a preservação da Amazônia e a promoção de práticas que respeitem sua biodiversidade única.
A iniciativa reforça o compromisso com a sustentabilidade e a inclusão social, ao mesmo tempo em que fortalece a atuação dos participantes na promoção de uma economia mais verde, inclusiva e inovadora, capaz de gerar impacto positivo nas comunidades amazônicas.
Fotos: divulgação