Atividades reforçam importância do tratamento precoce da Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
Palestras, rodas de conversa, testes rápidos que detectam HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de serviços de beleza, nutricional e bazar fazem parte do da programação da campanha Dezembro Vermelho, voltada a conscientização da prevenção e tratamento precoce da Aids e outras IDTs, nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci), no decorrer desta semana.
Administrados pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), os os sete CECFS mantidos pelo Governo do Estado, atendem a comunidade de diversas regiões da capital com serviços prestados a pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Centro Estadual de Convivência da Família e Idoso Maria de Miranda Leão, situado no Alvorada, zona centro oeste, abriu a campanha Dezembro Vermelho, na manhã desta terça-feira (03/12), com as palestrantes Sâmia Picanço e a Pedagoga Jane Stephanny, reforçando a importância da prevenção e tratamento do HIV/AIDS e ISTs.
Os integrantes dos Grupos de Convivência Estimulando a Memória e Mais Ativo, formados por homens e mulheres, tiveram momentos informativos e de alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce.
Jane Stephanny reforçou aos participantes dos grupos a importância de cuidar da saúde de forma integral. “A intenção é mostrar a importância da prevenção e fazer com que eles transmitam e disseminem essas informações aos filhos e netos da importância de se cuidar”, sintetiza, informando que as ações sobre o tema continuam com outros grupos no decorrer da semana.
Foto: Jimmy Christian/Seas
Participante do grupo Estimulando a Memória, Domingos Leal Palheta, 68 anos, disse que é bom obter novos esclarecimentos, principalmente com relação à saúde do homem. “Foi excelente, obtive mais esclarecimentos sobre prevenção e tratamento da HIV/AIDS e as ISTs”, disse o idoso que frequenta o Miranda Leão desde o período pós-pandemia, onde faz atividades esportivas e dança.
Sonderly Fróes, 66 anos, do Grupo Memória Mais Ativa, elogiou as informações repassadas pelas técnicas do Miranda Leão, inerentes à campanha, por entender que são esclarecedoras tanto aos homens, como às mulheres. “A cada dia se faz necessário cuidar da saúde, tanto física como mental e o centro tem nos proporcionado esses momentos”, assegura, a idosa que participa da atividade de pilates.
Foto: Jimmy Christian/Seas
Reforço total
O CECF 31 de Março, no Japiim, zona sul, também abriu a campanha do Dezembro Vermelho. Nesta quarta-feira (04/12) a equipe vai trabalhar o tema com o Grupo “Florescer”, na parte da tarde.
O CECF André Araújo, no bairro Raiz, zona sul, também abriu a campanha tratando sobre cuidados e prevenção com as Infecções Sexualmente Transmissíveis seguida de Aulão de Rítmos em alusão ao tema. Já o CECF Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona norte, realiza a campanha na sexta-feira (06/12), com Aulão Vermelho, seguido de palestra, serviços de beleza e nutricional, bazar, além de exame de pele e testes e distribuição de laços simbólicos com o tema da campanha.
O CECF Teonízia Lobo de Carvalho, no Mutirão, entre as zonas norte e leste de Manaus, também abriu a Campanha Dezembro Vermelho com palestra com os frequentadores do centro, chamando atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV/ISTs.
O CECF Magdalena Arce Daou, no Santo Antônio, zona oeste, abriu a campanha com uma Roda de Conversa com o Grupo “Bom de Papo”, que tratou o tema com um público diversificado, formado por jovens, adultos e idosos. A programação se estende na quarta (04/12) com uma Roda de Conversa com o Grupo “Dona de mim”. Na quinta-feira (05/12), a Roda de Conversa será com o Grupo de Convivência “Pode Falar”, às 9h30.
O Ceci Aparecida, zona sul, também está fazendo uma programação com os vários Grupos de Convivência. Nesta terça-feira, pela manhã a ação foi voltada para os Grupos de Convivência “Guerreiros” e “Estimulo”, na parte da tarde, a Roda de Conversa com o Tema: ‘Você é importante’, foi com o Grupo “Vivendo e Cantarolando”.
Nesta quarta-feira (03/12), o tema foi tratado com o Grupo Futuro Melhor e Criative-se. No mesmo dia, a Roda de Conversa sobre a campanha tem como tema: Prevenir é um Ato de Amor, com o Grupo Nova Conquista, às 14h. Em seguida, a Roda de Conversa sobre a Campanha será com o Grupo Academia da Memória, às 15h. Na sexta-feira (06/12), haverá uma palestra e sensibilização sobre a Campanha Dezembro Vermelho com o Grupo Mentes Ativas, às 15h.
O post Centros de Convivência da Família mobilizam grupos de pessoas assistidas para o Dezembro Vermelho apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.