Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Capoeira: 3º Movimento Cultural Alforria’ busca capacitar e incentivar o público durante o evento
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Capoeira: 3º Movimento Cultural Alforria’ busca capacitar e incentivar o público durante o evento

26/09/2024
Compartilhar

O evento é gratuito e conta com oficinas, palestras e a tradicional troca de graduações

FOTO: Divulgação

Com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa, o Instituto Cultural Alforria (I.C.A) será palco, nesta sexta-feira e sábado (27 e 28/09), do ‘3º Movimento Cultural Alforria – troca de graduações e formatura’, um evento que reúne mestres de capoeira e tradições da cultura local.

A programação acontece em dois locais: na sexta-feira as atividades serão realizadas na Lagoa do Japiim, situada na Avenida Rodrigo Otávio, bairro Japiim. Já no sábado, o evento acontece na sede do Instituto Cultural Alforria (I.C.A), situada na Rua João Gomes, Quadra 07, número 14, no bairro NOVO Aleixo.

O evento é gratuito e oferece uma variedade de atividades, incluindo oficinas, palestras e a tradicional troca de graduações, onde será realizada a formatura de novos mestres de capoeira. A programação conta ainda com a participação dos convidados: Mabel Barbosa; mestre Roni e o contramestre Coringa, todos de Belém do Pará, que ministrarão as oficinas.

Troca de graduações e formatura

O presidente do Instituto Cultural Alforria, Maurício de Souza, destaca que a capoeira incorporou em sua didática a programação de batizado e troca de graduações, na qual o batizado é o momento em que o aluno recebe sua primeira graduação.

A troca de graduação, por sua vez, ocorre quando o estudante já possui a primeira corda e avança para níveis superiores. A formatura é realizada ao alcançar a graduação de instrutor; professor; contra mestre ou mestrando. Por fim, o reconhecimento é dado com a corda de mestre, que representa a última graduação na capoeira.

“A importância desse evento é, principalmente, capacitar e incentivar cada vez mais o aluno a treinar e a continuar na cultura e no esporte”, reforça o presidente Maurício.

Programação

Na sexta-feira (27/09), a partir das 19h30, acontece a “Roda de Abertura”, com apresentação de convidados, incluindo três representantes de Belém do Pará. A roda de abertura acontece na Lagoa do Japiim, situada na Avenida Rodrigo Otávio, bairro Japiim.

FOTO: Divulgação

No sábado (28/09), das 10h às 11h, ocorrerão oficinas, palestras e um bate-papo, oferecendo um espaço para troca de informações entre o público presente. Às 15h, um ônibus trará alunos de Cacau Pirera, no interior de Iranduba, para prestigiar o evento.

O evento contará com a presença dos convidados contramestre Coringa e Mestre Roni, ambos de Belém do Pará. Para participar das oficinas com os mestres, será necessário um investimento de R$20,00, isento para os mestres.

Ainda no sábado, só que à tarde, das 17h30 às 20h30, haverá a cerimônia de batizado, troca de cordas, formatura e reconhecimento de mestres, onde o traje exigido será roupa branca ou vestimenta do grupo.

As atividades de sábado aconteceram na Sede do Instituto Cultural Alforria (I.C.A), situada na Rua João Gomes, Quadra 07, número 14, no bairro NOVO Aleixo.

O evento é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, e é realizado pelo Instituto Cultural Alforria, sob a organização do mestrando Maurício de Souza, que vêm desenvolvendo atividades todos os meses, com o intuito de movimentar a cultura popular nos bairros de Manaus e no interior do Amazonas.

O post Capoeira: 3º Movimento Cultural Alforria’ busca capacitar e incentivar o público durante o evento apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Iranduba, Manaus, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Amazonas registra queda de 70% nos focos de calor em janeiro de 2026 e tem 18 registros

11/02/2026
Governo do Amazonas

Detran-AM apreende arma, munições e R$ 48 mil durante operação na zona centro-sul

11/02/2026
Governo do Amazonas

Polícia desarticula loja clandestina em Manaus por falsificação de produtos saneantes e venda irregular

11/02/2026
Governo do Amazonas

Resgate de cachorro em Manaus pelo Corpo de Bombeiros libera cadela Kira após uma hora

11/02/2026
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas anuncia vencedores da Nota Fiscal Amazonense com 46 sorteados e premiação ampliada

11/02/2026
Governo do Amazonas

Mulheres e meninas na ciência conduzem pesquisas sobre câncer na Amazônia na FCecon e em parceria nacional

11/02/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus