Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Base Fluvial Arpão 2: Policiais apreendem ovos de tartaruga e quelônios em embarcação
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Base Fluvial Arpão 2: Policiais apreendem ovos de tartaruga e quelônios em embarcação

15/01/2024
Compartilhar

 Os animais foram encontrados vivos e escondidos dentro de uma caixa com água

Foto: Divulgação/SSP-AM

Policiais militares em operação na Base Fluvial Arpão 2 apreenderam, na tarde deste domingo (14/01) 70 ovos de tartaruga e dois quelônios vivos, nas proximidades de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus). A apreensão ocorreu dentro de uma embarcação, onde o responsável foi detido e autuado por crime ambiental.   

Em uma fiscalização de rotina, a polícia Militar do Amazonas (PMAM), que integra as Forças de Segurança na Base, coordenada pela Secretaria de Segurança do Amazonas (SSP-AM), abordou a embarcação Leidy Ester. O barco havia saído de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros da capital) com destino a capital amazonense.

Durante a inspeção foi localizada na parte de cima da embarcação, uma caixa d’água. Dentro do recipiente, as equipes encontraram os dois quelônios, sendo uma tartaruga e um tracajá. Já na geladeira foram encontrados, ainda, 70 ovos de tartaruga.

Ao ser questionado pelos policiais se havia documentação que autorizava o transporte dos animais, o responsável pela embarcação afirmou negativamente. O homem foi detido pelo crime ambiental  conforme o artigo 29 da Lei 9.605/88.

Leis

Conforme o artigo 29 da Lei 9.605/88, destaca que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas: III – quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Procedimentos

O responsável pela embarcação e toda a materialidade foram  encaminhados ao cartório da Base Arpão 2, para a polícia Civil do Amazonas (PC-AM) dar seguimento ao trabalho de polícia judiciária.

Após lavratura dos procedimentos, os quelônios foram devolvidos à natureza.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Barcelos, Fiscalização, Governo do Amazonas, Manaus, Polícia, Polícia Civil, Polícia Militar, São Gabriel da Cachoeira, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega implementos agrícolas e benefícios sociais em Coari para ampliar capacidade produtiva local

12/12/2025
Governo do Amazonas

Governo Presente oferece consultas e exames na Escola Terezinha Almeida da Silva em Manaus neste sábado

12/12/2025
Governo do Amazonas

Arsepam conclui campanha na Rodoviária de Manaus oferecendo Passe Legal e Ciptea a mais de 250 pessoas

12/12/2025
Governo do Amazonas

Seas encerra atividades de 2025 com programação de Natal e 14 anos do CECF Magdalena Arce Daou

12/12/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas reforça segurança pública em Coari com viaturas, motos e novos policiais

12/12/2025
Governo do Amazonas

Autocoleta para teste de HPV mobiliza mulheres pretas, pardas e quilombolas em São Benedito neste sábado

12/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus