Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Balanço da SES-AM mostra que os hospitais vêm recebendo pacientes com doenças que deveriam ser tratadas na Atenção Básica
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Balanço da SES-AM mostra que os hospitais vêm recebendo pacientes com doenças que deveriam ser tratadas na Atenção Básica

15/08/2024
Compartilhar

De janeiro a julho, os seis HPSs da rede estadual de saúde atenderam 308.316 pacientes, sendo 41,15% casos de baixa complexidade

Balanço apresentado dos atendimentos realizados de janeiro a julho deste ano, nos Hospitais e Prontos-Socorros (HPSs) infantis e adultos do Governo do Amazonas, na capital, mostra que continua alto o número de casos recebidos classificados como de baixa complexidade, típicos de Atenção Básica. O balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) aponta que são quadros de agravamento de doenças que deveriam ser tratadas e acompanhadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, como amigdalite, gastroenterite, resfriado, controle da pressão arterial, glicemia, entre outras.
A portaria nº 221, de 2008, do Ministério da Saúde (MS), considera 19 agravos na Lista Brasileira de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária. Ou seja, são doenças que, ao darem entrada na urgência e emergência, fazem acender o sinal de alerta indicando que há problemas no fluxo do atendimento básico, que é porta de entrada para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre elas, estão as já citadas e que vêm sendo recebidas na rede de urgência e emergência do Estado.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ressalta que quando analisados os dados de atendimento da rede de urgência e emergência, é nítido o grande número de casos de doenças preveníeis ou que, quando tratadas, não evoluem para situações graves e de internação. “Essa análise é importante para não haja sobrecarga na estrutura de urgência e emergência do Estado”, destaca.
De janeiro a julho deste ano, segundo ela, os seis HPSs infantis e adultos da rede estadual de saúde realizaram 308.316 atendimentos. Os casos classificados como de baixa complexidade chegaram a 126.876, ou seja, 41,15%. Desse total, foram 172.057 nas unidades de emergência para adultos (28 de Agosto, Dr. João Lúcio Pereira Machado e Dr Aristóteles Platão Bezerra de Araújo) e 136.059 nos hospitais infantis (HPSC Zona Leste, Zona Sul e Zona Oeste).
Do total de atendimentos nos HPSs para adultos, 40.826 (23,72%) foram classificados com as cores azul e verde, que, conforme o Protocolo de Manchester, método adotado pelo Ministério da Saúde, indicam baixa complexidade. Nas unidades infantis foram 86.050 (52,77%) com esse perfil, mais da metade dos pacientes recebidos.
Somente em julho, foram 51.390 atendimentos nos HPSs infantis e adultos, na capital. Os casos de baixa complexidade chegaram a 23.040, ou seja, 44,83% dos pacientes recebidos, uma média de 768 pessoas por dia nessa condição.
Nayara Maksoud observa que, por serem unidades de portas abertas, os prontos-socorros não deixam de atender nenhum paciente que procura a rede. Porém, diz ela, é preciso que os dados sejam analisados em conjunto com o município, para que o sistema de urgência e emergência possa, de fato, concentrar seus esforços – equipe médica, insumos e medicamentos – aos pacientes que precisam desse tipo de atendimento. “Quando os hospitais passam a receber um grande volume de pessoas que poderiam ser atendidas nas UBSs, há um impacto no atendimento, com sobrecarga das equipes”, frisa.
Segundo Nayara Maksoud, entre os fatores que podem estar relacionados à procura dos pacientes pelos prontos-socorros, em situações que não são de emergência, está, muitas vezes, na agilidade do diagnóstico, com exames entregues com brevidade, sem que haja necessidade de nova consulta.
“Todo esse cenário reforça a necessidade de repensar a organização de equipamentos de saúde da rede de atenção primária, dispondo por exemplo, de exames laboratoriais e de imagem, sendo realizados e com resultados entregues com maior brevidade, além do funcionamento em horários alternativos de maior demanda nos HPS. São soluções que podem garantir o acesso da população ao sistema de saúde de maneira ágil e eficiente”, afirmou.

O post Balanço da SES-AM mostra que os hospitais vêm recebendo pacientes com doenças que deveriam ser tratadas na Atenção Básica apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Redação Informe Manaus 15/08/2024 15/08/2024
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

‘Mata-Gato’: Curta-metragem de André Cunha estreia com sessão especial no Teatro Gebes Medeiros

14/07/2025
Governo do Amazonas

Ipaam garante rastreabilidade da madeira legal no Amazonas

14/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas injeta R$ 270 milhões na economia com Auxílio Estadual até junho deste ano

14/07/2025
Governo do Amazonas

Em Canutama, extrativistas recebem orientação sobre extração de látex e óleos vegetais

14/07/2025
Governo do Amazonas

Festival Folclórico do Amazonas: Segunda noite reúne cerca de 15 mil pessoas e encanta o público com emoção e diversidade

14/07/2025
Governo do Amazonas

Limpa Crédito: Afeam realiza ação de liquidação e renegociação de crédito em Rio Preto da Eva

14/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus