Rephrase my A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou, nesta sexta-feira (13/9), o II Encontro Estadual de Controle Interno, realizado em conjunto com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam), órgão superior de caráter consultivo do Governo do Estado e contou com palestras voltadas ao aprimoramento da Administração Pública Estadual.
O encontro teve como finalidade promover a integração do sistema de controle interno dos Poderes do Estado e demais órgãos do Amazonas, além de debater o funcionamento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, abordando temas como Governança e Integridade Estadual, Proteção de Dados, Auditoria Governamental e Controle Social.
Durante o evento, foram entregues Selos de Integridade (ouro, prata e bronze) aos gestores das unidades estaduais que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O controlador geral da Assembleia Legislativa, Antônio Prado, explicou que o órgão trabalha no dia a dia para que a Aleam funcione de acordo com as leis.
“Tenho certeza de que os outros órgãos que compareceram e que receberam o Selo de Integridade se sentem felizes pelo reconhecimento de seu trabalho e estamos muito felizes por sediar este encontro, com apoio total e irrestrito do presidente Roberto Cidade, que dá todo o apoio necessário para que a Controladoria possa melhor gerir os controles e os gastos públicos”, explicou.
O controlador geral do Estado, Jeibson Justiniano, exaltou o encontro e disse que se tornou um marco anual do controle interno.
“Visando sempre trazer mecanismos de aprimoramento da gestão pública e, além disso, o caráter pedagógico do evento com a entrega do selo de gestão de qualidade do controle interno nos permite buscar mais eficiência de forma voluntária por parte dos gestores públicos”, afirmou.
Vencedor na categoria prata, o diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem), Renato Marinho Bezerra Júnior, se disse mais motivado a buscar o Selo Ouro no ano que vem.
“Esse é um reconhecimento a todos os servidores do Instituto de Pesos e Medidas, principalmente ao controle interno que fez um trabalho árduo, sabendo que estamos no caminho certo para que ano que vem possamos alcançar essa medalha, no caso, esse selo de ouro e assim continuar fazendo uma boa gestão, cumprindo todos os regramentos e fazendo com que a sociedade também tenha um bom serviço prestado”, revelou.
Estiveram presentes ao evento Jeibson Justiniano, controlador geral do Estado; Maria Esmeralda Rodrigues, superintendente da Controladoria Geral da União; Elanderson Lima Duarte, promotor de Justiça; Luiz Felipe da Câmara Pinto, diretor de Controle Interno da Defensoria Pública do Estado; Antônio Chagas Prado, auditor-geral de Controle Interno da Aleam; Evanildo Santana Bragança, subprocurador-geral do Ministério Público de Contas e a desembargadora Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques, do Tribunal de Justiça do A