Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Amazonas mapeia demandas para fortalecer CT&I e fazer propostas ao Governo Federal
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AmazonasEducação

Amazonas mapeia demandas para fortalecer CT&I e fazer propostas ao Governo Federal

28/03/2024
Compartilhar

Vice-governador Tadeu de Souza abre trabalhos da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas

O Governo do Amazonas está liderando os debates e o mapeamento de necessidades dos setores científico, tecnológico e de inovação, nos 62 municípios, para aperfeiçoar suas políticas estaduais para os próximos dez anos e, em paralelo, encaminhar propostas à elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) a ser executada pelo Governo Federal até o ano de 2030.

Os trabalhos foram iniciados, nesta terça-feira (26/03), pelo vice-governador Tadeu de Souza, que abriu a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedecti), ocorre na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) até quarta-feira (27/03).

Ao discursar para uma plateia composta por reitores e membros de universidades públicas e privadas, além de representantes de entidades de ciência e tecnologia, Tadeu de Souza ressaltou a importância estratégica do Amazonas no cenário tecnológico nacional. Destacou os esforços do Governo Wilson Lima no impulso a matrizes econômicas alternativas à Zona Franca de Manaus (ZFM).

“A gente tem um ambiente muito diferente do restante do país, porque ao mesmo tempo que temos um estado muito industrializado, há a necessidade de desenvolver outras matrizes econômicas vinculadas aos ativos da floresta. Portanto, mais do que nunca, esse ambiente de ciência, inovação, desenvolvimento e modulação de uso de recursos de P&D é importantíssimo para complementar a indústria regional”, declarou.

Etapas

A conferência tem como objetivo identificar as necessidades do Amazonas a partir de quatro eixos temáticos. Ao final do evento, será gerado um documento contendo estratégias de fortalecimento do ecossistema estadual de CT&I para os próximos 10 anos, além de propostas para a ENCTI 2024-2030, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT).

A nova ENCTI estará no centro dos debates da 5ª Conferência Nacional de CT&I, programada para ocorrer em junho, em Brasília (DF), com o tema “Um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”. Antes, por escolha do Governo Federal, o Amazonas também sediará, em abril, a etapa regional da conferência, reunindo todos os estados da região Norte.

Este ano, o Governo do Amazonas aportou, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeam), R$ 49 milhões para 800 projetos ligados ao desenvolvimento de Ciência e Tecnologia. Para o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, promover o desenvolvimento de políticas públicas para Ciência e Tecnologia é garantir mais crescimento econômico na região.

“Ciência, tecnologia e inovação é uma lição do passado que impõe uma postura no presente e cada vez mais ciência, tecnologia e inovação para o futuro. As ideias todas serão levadas à Conferência Nacional e, por certo, muita coisa boa vai surgir. Sem ciência, tecnologia e inovação, nós não temos futuro, nem social, nem econômico, nem ambiental”, afirmou Serafim.

A subsecretária de Ciência e Tecnologia para a Amazônia do MCTI, Tanara Lauschner, ressaltou o caráter social de políticas públicas voltadas à ciência. “Quando a gente fala de Amazônia, a gente vai falar de toda a sua riqueza da biodiversidade, mas também fala de um território que tem quase 30 milhões de pessoas. Então, a gente sempre tem que pensar a ciência e tecnologia aliada ao desenvolvimento social”.

Participantes

Estiveram presentes ao evento o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), André Zogahib; o secretário estadual de Administração e Gestão, Fabricio Cyrino; o diretor da EST/UEA, Jucimar Maia Jr.; o superintendente Adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldemar Vieira; e o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Tefé (Secti Tefé), Daniel Sacha.

Fotos: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria.

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus, Tefé
Redação Informe Manaus 28/03/2024 28/03/2024
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Amazonas

Suframa visita planta da Sakura no PIM

18/11/2024
Amazonas

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

18/11/2024
Amazonas

Suframa conhece trabalho da Hana Electronics

17/11/2024
Amazonas

Lei de Informática da Zona Franca de Manaus fomenta R$ 1,48 bilhão em investimentos e mais de 420 projetos de PD&I em 2023

14/11/2024
Amazonas

Fábrica da Chint no Polo Industrial de Manaus será inaugurada em março de 2025

14/11/2024
CETAMEducação

Alunos do Curso Técnico em Agropecuária de Silves realizam aula prática de manutenção de paisagismo

14/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus