Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Amazonas define propostas para elaboração do 2º Plano Nacional de Economia Popular e Solidária
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Amazonas define propostas para elaboração do 2º Plano Nacional de Economia Popular e Solidária

19/12/2024
Compartilhar

Foram realizadas seis conferências municipais e territoriais antes da etapa estadual com a participação de cerca de 500 pessoas

Foto: Jamille Silva/Setemp

O Amazonas definiu as propostas e elegeu os 20 delegados para representar o estado na 4ª Conferência Nacional de economia Popular e Solidária (Conaes). A Conferência Estadual de economia Popular e Solidária do Amazonas aconteceu nos dias 17 e 18 de dezembro, em Manaus, reunindo cerca de 200 pessoas da capital amazonense e dos municípios do interior.

A Conferência Estadual foi organizada pela Secretaria Executiva do trabalho e empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), com apoio da Secretaria Nacional de economia solidária (Senaes), comissão organizadora estadual das Conferências de economia Popular e Solidária do Amazonas e empreendimentos do setor.

Com o tema “Políticas Públicas de economia Popular e Solidária: construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”, a conferência se apresenta como um espaço democrático para debater os avanços, desafios e novas estratégias de desenvolvimento do setor.

Representantes dos municípios de Manaus, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Silves, NOVO Airão, Itacoatiara, Itapiranga, Iranduba, Parintins, Beruri e Nhamundá, signatários das propostas debateram e definiram as demandas nas etapas locais, que servirão de subsídios para elaboração do Plano Estadual de economia Popular e Solidária e o 2º Plano Nacional de economia Popular e Solidária durante a 4ª Conaes, prevista para acontecer em Brasília no próximo ano, sob a coordenação do Ministério do trabalho e emprego (MTE).

Foto: Jamille Silva/Setemp

Para o secretário executivo do trabalho e empreendedorismo, Paulo Gilson Ferraz, a reunião do setor foi uma oportunidade histórica para fortalecer as bases do modelo de trabalho colaborativo. “A conferência fortalece as conquistas alcançadas e apresenta novos desafios para se firmar com força popular para a construção de políticas públicas. Neste ano, o setor ganha mais força e destaque a partir das propostas que vão ser debatidas e implementadas para a aprovação da Lei Nacional de economia solidária”, destacou.

Foram realizadas seis conferências municipais e territoriais, com a participação de cerca de 500 pessoas. Estas etapas produziram 175 propostas apresentadas na conferência estadual, das quais 15 foram selecionadas e estruturadas em cinco eixos temáticos: produção, comercialização e consumo; financiamento, crédito e finanças solidárias; realidade socioambiental, cultural, política e econômica; educação, formação e assessoramento técnico; e ambiente institucional, incluindo legislação, gestão e integração de políticas públicas.

As propostas aprovadas durante a conferência estadual serão defendidas pelos 20 delegados eleitos no evento. São representantes do poder público – nas esferas municipal, estadual e federal -, de empreendimentos de economia solidária e entidades de apoio e fomento.

A 4ª Conaes acontecerá em agosto de 2025 e pretende reunir mais de 1.500 delegados e delegadas de todo o país para a elaboração do 2º Plano Nacional de economia Popular e Solidária, para promover os rumos do segmento e reforçar a economia solidária como uma ferramenta de transformação social, pautada pela inclusão e pela sustentabilidade.

O post Amazonas define propostas para elaboração do 2º Plano Nacional de Economia Popular e Solidária apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Dia Nacional de Combate à Tuberculose: infectologista do HPS Platão Araújo alerta para a importância do diagnóstico precoce

14/11/2025
Governo do Amazonas

Em audiência pública, Amazonastur apresenta na Aleam contribuições a nova Lei Estadual de Turismo

14/11/2025
Governo do Amazonas

SSP-AM inicia a entrega de 586 aparelhos celulares recuperados pelo Programa RecuperaFone

14/11/2025
Governo do Amazonas

Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ ajuda a impulsionar a renda de beneficiárias do programa

14/11/2025
Governo do Amazonas

Equipes da UGPE e BID visitam Novo Airão para implantação de projeto voltado à infraestrutura hídrica e sustentável

14/11/2025
Governo do Amazonas

COP30: Livro fotográfico apoiado pelo Governo do Amazonas reforça a importância da Amazônia no debate climático

14/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus