Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Amazonas avança em transparência com programa de Dados Abertos da Sedecti
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AmazonasEducação

Amazonas avança em transparência com programa de Dados Abertos da Sedecti

06/11/2024
Compartilhar

Na primeira fase, o programa publicou o primeiro artigo científico do Amazonas sobre o tema, alcançando reconhecimento internacional.

O Estado do Amazonas deu um passo significativo em direção à transparência e ao acesso público às informações com a primeira fase do Programa de Institucionalização de Dados Abertos da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) — Open Dados. O programa, realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), após a revisão, realizou a análise de 690 estudos sobre dados abertos, dos quais 59 foram selecionados como estratégicos. Além disso, o programa publicou o primeiro artigo científico do Amazonas sobre o tema, obtendo reconhecimento internacional. Os resultados foram apresentados em uma reunião nesta quarta-feira (06/11), na sede da secretaria.

O titular da Sedecti, Serafim Corrêa, explicou que o programa, formalizado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as duas instituições, busca promover o desenvolvimento científico e tecnológico, aprimorando a gestão e a disponibilização de dados abertos no estado. Em um marco importante, o primeiro artigo científico do Amazonas sobre dados abertos, intitulado Da Lei de acesso à informação aos Dados Abertos: Desafios e Avanços na Transparência Governamental, foi publicado em uma revista de classificação Qualis A, representando o segundo artigo da região Norte sobre essa temática.

“Dados abertos são o mundo atual, sem mais segredos. Precisamos ultrapassar a resistência interna dentro do funcionalismo público e superar as barreiras culturais que mantêm as informações restritas. Dados abertos representam uma nova era de transparência e participação cidadã, e o Amazonas está comprometido em avançar nesse caminho”, comentou Serafim.

A secretária-executiva de Planejamento da Sedecti, Sônia Gomes, detalhou que a primeira fase do programa focou na fundamentação teórica e na análise do cenário de dados abertos no Brasil. “A reunião foi basicamente para prestar contas sobre o que foi realizado até agora. Fizemos uma revisão bibliográfica com metodologias como a revisão integrativa e a estratégia PICO, além de levantarmos todas as informações disponíveis sobre dados abertos no Brasil. O objetivo é subsidiar a construção dos nossos próprios dados abertos”, afirmou Sônia.

Segundo os resultados apresentados pela secretária-executiva, este trabalho inicial revelou um cenário desafiador. Até recentemente, o Amazonas não aparecia entre os estados com publicações metodológicas significativas na área de dados abertos e transparência. O Brasil enfrenta um contexto estrutural complexo, com desafios acentuados nas cidades do Norte.

A implementação do programa é respaldada pela Lei de acesso à informação (Lei nº 12.527/2011) e pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD, Lei nº 13.709/2018), além pela Lei Estadual Nº 5.775/2022, que criou o Programa de transformação digital dos Serviços Públicos, e pela Lei Nº 6.837/2024, que estabelece a Política de governo digital no Amazonas. Essas legislações buscam promover a transformação digital, a eficiência na prestação de serviços públicos, a transparência e a participação cidadã.

Resultados da Primeira Fase

O programa catalogou 690 trabalhos na plataforma Wallabag, distribuídos entre a equipe, com cada colaborador responsável pela leitura e tabulação de 138 estudos. Ao final, foram selecionados 59 trabalhos considerados estratégicos para o desenvolvimento de uma política de dados abertos no estado, formando um acervo relevante para as próximas etapas do projeto.

Próximos Passos

O Programa Open Dados segue agora para a próxima fase, que se concentrará na compilação do resultado das pesquisas realizadas que tenham como objetivo implementar a metodologia para o projeto. A meta é não apenas assegurar a transparência, mas também fomentar a inovação tecnológica e o desenvolvimento de serviços e processos que beneficiem a população e o setor público.

 

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Amazonas

Suframa visita planta da Sakura no PIM

18/11/2024
Amazonas

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

18/11/2024
Amazonas

Suframa conhece trabalho da Hana Electronics

17/11/2024
Amazonas

Lei de Informática da Zona Franca de Manaus fomenta R$ 1,48 bilhão em investimentos e mais de 420 projetos de PD&I em 2023

14/11/2024
Amazonas

Fábrica da Chint no Polo Industrial de Manaus será inaugurada em março de 2025

14/11/2024
CETAMEducação

Alunos do Curso Técnico em Agropecuária de Silves realizam aula prática de manutenção de paisagismo

14/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus