Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Abertas inscrições para 2ª Edição do Curso de Patentes e Bioinovação para Região Amazônica
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Abertas inscrições para 2ª Edição do Curso de Patentes e Bioinovação para Região Amazônica

28/05/2024
Compartilhar

Estão abertas, a partir desta terça-feira (28), as inscrições para a 2ª edição do Curso de Patentes e Bioinovação para a Região Amazônica. O evento será realizado de 11 a 14 de junho no Centro de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação (CTDI) do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/curso-de-patentes-e-bioinovacao-para-regiao-amazonica-452684.

A promoção do curso é resultado do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº. 04/2022 entre o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a Suframa e o Ifam. O acompanhamento das atividades do ACT no âmbito da Suframa é feito pela Coordenação Geral de Desenvolvimento Regional da Autarquia.

O curso tem como objetivo discutir como a biotecnologia moderna se insere no sistema de patentes e como a legislação trata a proteção das criações neste campo tecnológico. Além disso, busca apresentar como as patentes na área podem ser utilizadas como fonte de informação tecnológica para pesquisas e auxiliar nas tomadas de decisão no caminho que vai da bancada ao mercado.

O curso oferecerá 40 vagas presenciais, nas quais os alunos deverão comparecer presencialmente nos quatro dias de curso, totalizando 28 horas de conteúdo. Também haverá uma modalidade online (telepresencial), pela qual os participantes terão acesso às aulas expositivas durante 16 horas, ao longo de dois dias. A participação será dinâmica, com interação em laboratório com computadores, acesso à internet e material de apoio. O público-alvo inclui docentes, pesquisadores, alunos de pós-graduação e bioinovadores da região Amazônica.

No conteúdo programático estão inclusos os seguintes temas: Introdução à Propriedade Intelectual; Conceitos Básicos sobre Patentes; Condições e Requisitos de Patenteabilidade; Busca por Anterioridades de Patentes; e Noções de Redação de Patentes.

“O curso de Patentes e Bioinovação é uma estratégia importante para capacitarmos os profissionais da nossa região que fazem parte do ecossistema de inovação da Amazônia. A nossa região detém um grande potencial para produção de ativos de bioinovação oriundos da biodiversidade. Nesse sentido, é preciso que a região internalize a importância da patente como uma estratégia de desenvolvimento da região com foco na geração de oportunidade de negócios, e não apenas como proteção de um conhecimento desenvolvido”, explica o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.

Cronograma de Atividades

11 de junho – Manhã: Apresentação das especificidades da Biotecnologia no sistema de patentes e do histórico da propriedade intelectual referente à biotecnologia. Facilitadores: Dr. Alexandre Guimarães e Dr. Celso Lage (INPI)

11 de junho – Tarde: O cenário geral do patenteamento da biotecnologia. Questões éticas e patentes socialmente inadequadas. O patenteamento de seres vivos no Brasil e em outros países. Principais tratados internacionais. Diretrizes de exame em biotecnologia no INPI. Facilitadores: Dr. Alexandre Guimarães e Dr. Celso Lage (INPI)

12 de junho – Manhã: A legislação de acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado, de 2000 até os dias atuais. Interface da legislação de acesso ao patrimônio genético com o sistema de patentes. Facilitadores: Dr. Alexandre Guimarães e Dr. Celso Lage (INPI)

12 de junho – Tarde: O documento de patente. Condições e requisitos de patenteabilidade. A atividade inventiva e a suficiência descritiva no campo da biotecnologia. Bases de dados para a busca de patentes no campo da biotecnologia. A importância da busca para a redação do pedido de patente. Facilitadores: Dr. Alexandre Guimarães e Dr. Celso Lage (INPI)

13 de junho – Manhã e Tarde: Oficina de busca de informação tecnológica em documentos de patente. Discussão de estratégias de busca relacionadas a bioprodutos. Discussão de resultados e casos práticos em grupo. Facilitadores: Dr. Alexandre Guimarães e Dr. Celso Lage (INPI)

14 de junho – Manhã: Palestra “Estratégias de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia em Bioprodutos”. Palestrante: Dra. Kelyane Silva (MCTI). Visita técnica ao Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA)

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
28/05/2024 28/05/2024
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Amazonas

Suframa visita planta da Sakura no PIM

18/11/2024
Amazonas

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

18/11/2024
Amazonas

Suframa conhece trabalho da Hana Electronics

17/11/2024
Amazonas

Lei de Informática da Zona Franca de Manaus fomenta R$ 1,48 bilhão em investimentos e mais de 420 projetos de PD&I em 2023

14/11/2024
Amazonas

Fábrica da Chint no Polo Industrial de Manaus será inaugurada em março de 2025

14/11/2024
AmazonasEducação

PIB do Amazonas cresce 3,27% em 2022, acima da média nacional

14/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus