Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: 5º Seminário de Bioeconomia e Negócios Sustentáveis destaca inovação e sustentabilidade na Amazônia
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AmazonasEducação

5º Seminário de Bioeconomia e Negócios Sustentáveis destaca inovação e sustentabilidade na Amazônia

12/11/2024
IMG 5048 300x200 piWTYh
Compartilhar

IMG 5048

Durante o evento, os participantes foram divididos em grupos para debater os quatro eixos temáticos do seminário

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti) promoveu, nesta terça-feira (12/11), o 5º Seminário de Bioeconomia e Negócios Sustentáveis, realizado no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), no Distrito Industrial de Manaus. Com o tema Bioeconomia e Inovação Sustentável no Amazonas, o evento reuniu especialistas, pesquisadores, gestores públicos, e representantes de ONGs e da sociedade civil para discutir caminhos viáveis e sustentáveis para o desenvolvimento econômico do Amazonas, valorizando a sociobiodiversidade local.

O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Sedecti, Jeibi Medeiros, liderou o evento representando o titular da pasta, Serafim Corrêa. Em sua fala, Medeiros destacou a importância do seminário para o desenvolvimento da bioeconomia no Amazonas, mencionando que o evento fortalece a elaboração do Plano Estadual de Bioeconomia.

“É uma discussão muito rica, que é de muito proveito para o Estado. A cada edição, fortalecemos a troca entre setores público, privado, acadêmico e sociedade civil, criando um ambiente de colaboração que impulsiona novos negócios, pesquisas e projetos sustentáveis”, afirmou.

IMG 5015

O presidente do Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-06), Felipe Pinheiro, destacou a relevância de estabelecer uma comissão de bioeconomia na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para consolidar políticas voltadas ao uso sustentável dos recursos naturais e fomentar discussões essenciais para o setor.

“A criação de uma comissão possibilitará a expansão dessa discussão. Considero que é muito vantajoso para o Amazonas, que tem abundância de recursos naturais, ter um espaço onde o Legislativo Estadual possa debater políticas para gerenciar e normatizar o uso desses recursos. Quando buscamos esse diálogo, acredito que a sociedade é a maior beneficiada, e os resultados são melhores para todos.”

IMG 5061

Alternativas

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama), Aluízio Barbosa, compartilhou as ações da Ciama no Comitê Gestor de Bioeconomia, enfatizando o desenvolvimento de fontes de energia alternativa para comunidades isoladas. “A Ciama faz parte do comitê de bioeconomia, e o que coube à Ciama nesse comitê foram as fontes de energias alternativas. Nós já temos alguns estudos com comunidades isoladas. Houve também a iniciativa de promover um curso de pós-graduação em bioeconomia, que capacitará servidores do Estado para dar suporte a esse movimento.”

IMG 5011

A diretora de Bionegócios do CBA, Andrea Lanza, falou sobre o processo de transformação do centro em um hub de negócios sustentáveis, focado na comercialização de produtos da biodiversidade amazônica. “Nosso maior desafio é fazer um mapeamento das principais cadeias produtivas e comunidades que trabalham com produtos da biodiversidade”, explicou. Lanza destacou que o objetivo central é apoiar o desenvolvimento econômico das comunidades locais, promovendo o compartilhamento de benefícios com os pequenos produtores, ribeirinhos e moradores das comunidades.

IMG 5092 2

Durante o evento, os participantes foram divididos em grupos para debater os quatro eixos temáticos do seminário: Ecossistema de Negócios; Mudanças Climáticas, Carbono e Internacionalização; Governança, Pessoas e Cultura; e Energia Renovável. Essas sessões resultaram em estratégias para fortalecer a bioeconomia no Amazonas, contribuindo para uma economia mais inclusiva e ambientalmente responsável.

IMG 5071

Fotos: Bruno Leão/ Sedecti

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Manaus, mudanças climáticas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

8f5dbaf4 4017 4520 aad8 273a932e0aff yI5ZRz
Amazonas

Suframa visita planta da Sakura no PIM

18/11/2024
564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 VCCUBB
Amazonas

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

18/11/2024
bb44f389 64f5 4f24 b4fe 53dca9bd2a35 WPNs9v
Amazonas

Suframa conhece trabalho da Hana Electronics

17/11/2024
d8cd541a bb23 49f2 b50c 5c0b3a210723 A7w0qK
Amazonas

Lei de Informática da Zona Franca de Manaus fomenta R$ 1,48 bilhão em investimentos e mais de 420 projetos de PD&I em 2023

14/11/2024
b41cc722 5536 4d75 b868 b734cf2b3ac9 ETAN9i
Amazonas

Fábrica da Chint no Polo Industrial de Manaus será inaugurada em março de 2025

14/11/2024
WhatsApp Image 2024 11 14 at 10.24.46 scaled gVzs5X
CETAMEducação

Alunos do Curso Técnico em Agropecuária de Silves realizam aula prática de manutenção de paisagismo

14/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus