O vereador Wallace Oliveira (Pros) solicitou o reforço da segurança pública efetiva dentro das linhas de ônibus do transporte público municipal e nas vias da capital amazonense, durante seu pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã de segunda-feira (06/03).
“Quero hoje trazer o clamor de várias pessoas que nos procuram devido esse estado de insegurança que a cidade vive. É lamentável e preocupante ver algumas linhas de ônibus que hoje têm um histórico de dez a quinze assaltos, igualmente em vias públicas e se furta e rouba à luz do dia numa situação cada vez mais preocupante; a insegurança pública não é mais uma sensação, mas sim um fato”, comunicou o vereador.
Diante do exposto, o parlamentar afirmou que encaminhou ofício ao titular da Secretaria de Segurança Pública de Estado do Amazonas (SSP), General Carlos Alberto Mansur, ao Comandante-Geral da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), Coronel Marcus Vinícius Oliveira, e ao Delegado-Geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), delegado Bruno de Paula Fraga, pedindo os procedimentos realizados em relação à segurança pública dos cidadãos de Manaus.
“Nesta segunda (06/03), estamos encaminhando ofício ao secretário da SSP, ao comandante-geral da PM-AM e ao delegado-geral da PC-AM, para que os mesmos nos tragam os posicionamentos quanto a essa radiografia do que a secretaria de segurança pública está propiciando aos munícipes de Manaus a nível de proteção efetiva”, disse Wallace Oliveira.
O vereador relembrou que essa responsabilidade é da secretaria estadual, porém como vereador de Manaus, é válido estar atento a mais essa demanda da população manauara.
“Nós sabemos que a segurança pública nesse sentido é de competência do Estado do Amazonas, porém como vereador eleito pela população estarei atento a isso também, visto que Manaus compõe o Estado, sendo nosso município igualmente alcançado por esse arcabouço de proteção e políticas públicas estabelecidas”, ressaltou.
Por fim, Wallace Oliveira declarou que está liderando a criação de uma comissão composta por cidadãos representantes das comunidades e bairros afetados pelo estado atual de insegurança pública.
“Estamos criando uma comissão de munícipes para que a mesma entre na Câmara Municipal a fim de participar de reuniões em plenário e dentro da Comissão Permanente de Segurança Pública Municipal para tratar do assunto. Assim continuaremos buscando uma posição efetiva deste Parlamento e de sua comissão pertinente, com intuito de tratar do tema de frente com firmeza e assim conseguirmos as devidas respostas para as pessoas que precisam tanto de segurança”, encerrou o parlamentar.
Texto: Thiago Motta – Assessoria de Comunicação do vereador