Operação coordenada pela Arsepam ocorreu de 8 a 10 de dezembro
A Operação Viagem Segura – Padroeira do Amazonas registrou o fluxo de 17.111 passageiros, no período de 8 a 10 de dezembro, nos transportes intermunicipais fiscalizados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam).
Do total de usuários, 10.963 usaram o transporte hidroviário e 6.148 o rodoviário. Ao todo, 562 fiscalizações foram desenvolvidas em três dias, sendo 351 no modal rodoviário e 211 no hidroviário.
Durante a Operação Viagem Segura, a equipe técnica da Agência Reguladora intensificou o trabalho de divulgação do hotsite (spthi-cargas.online) para as tripulações dos barcos.
O diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, contou que foram afixados nas embarcações cartazes explicando o objetivo, divulgando o endereço de acesso, entre outras informações, sobre o endereço eletrônico que é utilizado para realizar o cadastro obrigatório de veículos automotores terrestres, entre eles carros e motocicletas, que serão transportados em embarcações do transporte hidroviário intermunicipal.
Rufino Júnior explicou que embarcações interestaduais, que partem de Manaus, também são fiscalizadas e devem cadastrar os veículos transportados no hotsite, pois passam por cidades do interior do Amazonas, caracterizando também o transporte intermunicipal.
O hotsite foi instituído por meio da Resolução N.º 007/2023 – Cercon/Arsepam, publicada no dia 8 de novembro no Diário Oficial do Estado (DOE).
Transporte hidroviário
No transporte hidroviário intermunicipal,