Competição promovida pela Sema e Ipaam realizou disputa entre galeras para incentivar destinação de resíduos do bumbódromo
FOTOS: Pedro Coelho/Caprichoso
O boi Caprichoso, primeiro vencedor ambiental do Festival Folclórico de Parintins, recebeu a premiação do projeto “Recicla, Galera”, na sexta-feira (03/03), em solenidade realizada no curral Zeca Xibelão, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A agremiação teve o melhor desempenho no processo de reciclagem dos resíduos gerados dentro do bumbódromo, na edição da festa em 2022.
A premiação é resultado de uma disputa entre as galeras dos dois bumbás. Durante os três dias de Festival, as torcidas foram desafiadas a destinar corretamente a maior quantidade possível de recicláveis, em ecopontos instalados nas saídas do bumbódromo.
A nação azul e branco recebeu uma premiação de R$20 mil em materiais, como kits com quatro unidades de lixeiras de 60 litros para coleta seletiva, kit com cinco lixeiras de 60 litros para metal, plásticos, papel, vidro e três bebedouros industriais. O objetivo é manter as ações de preservação e sustentabilidade ao longo de todo o ano, segundo o presidente do boi, Jender Lobato.
“A gente fica muito feliz de receber essa premiação e da galera do Caprichoso ter abraçado esse projeto. É a gente saindo do discurso e indo para a prática. Demos uma demonstração histórica disso nesse Festival 2022”, disse o presidente, ao ressaltar, também, a destinação dos materiais das alegorias no pós-festival, ação também viabilizada por meio do “Recicla, Galera”.
“É a primeira vez na história que um boi recicla 100% do seu isopor. É a primeira vez na história que um Boi recicla 100% do seu ferro. Isso é preservar! Caprichoso é tradição. Caprichoso é sentimento. Caprichoso é amor e também é meio ambiente”, completou Lobato.
Todos os resíduos recicláveis separados pelas galeras dos bumbás, tanto do Caprichoso como do Garantido, foram coletados, separados e contabilizados pela Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin). Além da destinação correta, a ação teve o objetivo de ampliar a geração de renda do grupo, sendo este, também, um pilar da sustentabilidade do festival, segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
“O Festival traz, tradicionalmente, importantes reflexões sobre a Amazônia e isso reforça a necessidade de fazermos com que a festa se torne cada vez mais robusta em práticas ambientais. Esses são os planos do governador Wilson Lima para 2023, com foco especial na destinação de resíduos e na geração de renda sustentável”, destacou.
Sobre a ação
A campanha “Recicla, Galera” 2022 foi realizada, em parceria, pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), junto à Coca-Cola Brasil, e apoio da Impact Hub Manaus e da Prefeitura de Parintins.
Além da disputa entre as galeras, a iniciativa promoveu a reestruturação da Ascalpin, com a entrega de mais de 290 itens, entre eles triciclos, empilhadeira, camisas, botinas, calças, bonés, luvas de algodão, notebook, impressora, bebedouro e smart pallets.
Paralelo a isso, pontos turísticos e estratégicos de Parintins receberam, de forma permanente, 30 ecopontos. Distribuídas por diversas zonas da cidade, as estruturas funcionam como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos recicláveis, apoiando a prefeitura na implementação da coleta seletiva municipal.
Como resultado da iniciativa, foram mais de duas toneladas de resíduos sólidos destinados corretamente – 1,4 toneladas a mais que em 2019, que resultou à época na coleta de 700 quilos de resíduos.