Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: UGPE vai realizar obras no entorno do Igarapé do Mestre Chico
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AmazonasGoverno do AmazonasManchete

UGPE vai realizar obras no entorno do Igarapé do Mestre Chico

17/02/2023
Compartilhar

Por Agência Amazonas

Precipitações consideradas atípicas, nos últimos dias, provocaram prejuízos por toda a cidade, sobrecarregando os sistemas de drenagem

FOTO: Tiago Corrêa / UGPE A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas irá realizar obras de manutenção, melhorias e adequação, no sistema de drenagem e manejo de águas pluviais, nas áreas do entorno do Igarapé do Mestre Chico, na zona sul. O objetivo é prevenir e reparar danos causados pelas chuvas que têm se intensificado no inverno amazônico, causando estragos por toda a cidade.

As obras, que também têm caráter preventivo, permitirão, entre outras melhorias, a recuperação da capacidade de drenagem das redes e galerias com limpeza, desassoreamento, reparo das tubulações e recomposição dos canais que foram danificados. Será realizado, ainda, um trabalho de educação ambiental diretamente com a comunidade, por conta da grande quantidade de lixo e sedimentos acumulados na galeria. A área do entorno do Igarapé do Mestre Chico faz parte da envoltória de obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).

“As chuvas têm sido cada vez mais intensas e acima da média dos anos anteriores. Na envoltória do Igarapé do Mestre Chico, o sistema de drenagem está sendo impactado por outras redes que desembocam nas galerias do Prosamin, acumulando lixo e causando o assoreamento do canal. As ações planejadas para a área incluirão a orientação, para a comunidade, sobre o descarte correto dos resíduos”, explica o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêllus.

As intervenções vão alcançar as seguintes áreas: Parque Largo Mestre Chico, Parques Residenciais Mestre Chico I e II, Galeria Afluente Mestre Chico e Parque das Araras. Um dos objetivos é desviar parte do fluxo das águas que vêm de redes de drenagem a montante, como Duque de Caxias, para outras menos demandadas.

Cidade impactada

As últimas chuvas deixaram um rastro de destruição e transtornos por toda a cidade de Manaus. Conforme último balanço da Defesa Civil Municipal, somente nesta quinta-feira (16/02), foram registradas 36 ocorrências, dentre elas, nove desabamentos de casas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em 24 horas, choveu o equivalente ao que estava previsto para sete dias de fevereiro. O instituto emitiu aviso de chuvas intensas com grau de severidade laranja, indicando perigo em várias regiões do estado, como a norte e o centro do Amazonas.

A Defesa Civil constatou que o índice pluviométrico em Manaus variou entre 50mm a 72mm, conforme a região da cidade. A zona sul foi a mais castigada, com índice pluviométrico de 72 mm, semelhante à chuva de primeiro de dezembro do ano passado, que atingiu a marca de 70 mm em 24 horas e também causou vários estragos na cidade.

O meteorologista e consultor climático do INMET, Francisco de Assis Diniz, explica que a chuva é considerada normal quando varia entre 15 mm e 30 mm em 24 horas. A partir de 50 mm é chuva intensa, caracterizando faixa de risco laranja, com emissão de sinais de alerta, como aconteceu nesta quinta-feira.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Educação Ambiental, Governo do Amazonas, Manaus
Redação Informe Manaus 17/02/2023 17/02/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (03/07)

03/07/2025
Governo do Amazonas

Galeria do Largo celebra 20 anos com exposição lúdica do Coletivo Diálogos Artísticos

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima anuncia pacote de medidas para apoiar produtores rurais de Apuí

03/07/2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: ‘Recicla, Galera’ supera meta e destina mais de 10 toneladas de resíduos à reciclagem

03/07/2025
Governo do Amazonas

Teatro Amazonas recebe concerto com obra inédita de Alexandre Guerra e cantata de Prokofiev

03/07/2025
Governo do Amazonas

Ipaam registra queda de 52,46% no desmatamento e 64,72% nos focos de calor no mês de junho

03/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus