Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Tramita na Aleam Projeto de Lei que busca diminuir nascimentos de bebês prematuros
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Aleam

Tramita na Aleam Projeto de Lei que busca diminuir nascimentos de bebês prematuros

30/11/2023
IMG 0960
Compartilhar

Novembro é considerado o mês internacional de sensibilização para prematuridade, sendo o dia 17/11, o Dia Mundial da Prematuridade. Reforçando o compromisso com essa importante pauta iniciou tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (30), o Projeto de Lei (PL) nº 1.152/2023, instituindo a Política Estadual de Prevenção à Prematuridade Neonatal. De autoria da deputada Mayra Dias (Avante), o projeto visa reduzir os índices de nascimentos prematuros e garantir uma melhor saúde materno infantil no estado.
“A prevenção da prematuridade neonatal é de extrema importância devido aos impactos significativos que nascimentos prematuros têm na saúde tanto dos bebês quanto das mães, além dos custos sociais, econômicos e emocionais associados”, aponta a deputada, explicando ainda que é considerado prematuro todo bebê nascido antes de completar 37 semanas de gestação, chamado de pré-termo.
No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia ou a 6 prematuros a cada 10 minutos. Mais de 12% dos nascimentos no país acontecem antes da gestação completar 37 semanas, o dobro do índice de países europeus.
De acordo com o PL, dentre as ações que deverão constar na Política Estadual de Prevenção à Prematuridade Neonatal estão o estímulo à realização de acompanhamento pré-natal adequado, com avaliação das condições da gestante; incentivo à adoção de medidas que alertem a gestante sobre a importância das vacinas; realização dos exames necessários para obter diagnósticos precoces e se evitar a prematuridade; garantia de realização da classificação do risco gestacional; e conscientizar sobre os fatores que aumentam a prematuridade.
Proibição
Também iniciou, nesta quinta-feira (30), o prazo regimental de três dias na pauta de tramitação ordinária, o PL nº 1.153/2023, de autoria da deputada Joana Darc (UB).
Segundo a propositura, fica proibida, no Amazonas, a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes, cigarros e produtos similares, sem prejuízo do disposto em legislação Municipal, Estadual ou Federal.
“É fato que esse método de testes em animais tornou-se completamente atrasado, tendo a evolução tecnológica e o reconhecimento da dignidade dos animais e de que eles possuem direitos, não podendo ser instrumentalizados para fins de desenvolvimento de produtos”, explica Darc, ressaltando ainda que existem outros métodos de testes, que não são feitos em animais, como o que reconstitui a epiderme humana, executado com mais eficácia e sem precisar utilizar os animais.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Joana Darc
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Presidente Roberto Cidade e homenageado pelo Tjam com a E28098Medalha do Merito Academico
Aleam

Presidente Roberto Cidade é homenageado pelo Tjam com a ‘Medalha do Mérito Acadêmico’

22/02/2024
Proposta de Roberto Cidade aperfeicoa lei que estabelece atendimento diferenciado para pessoa com cardiopatia congenita Foto Herick Pereira Aleam
Aleam

Proposta de Roberto Cidade aperfeiçoa lei que estabelece atendimento diferenciado para pessoa com cardiopatia congênita

22/02/2024
Condicoes de trafegabilidade da BR 319 permanecem em pauta nas discussoes da Aleam
Aleam

Condições de trafegabilidade da BR-319 permanecem em pauta nas discussões da Aleam

22/02/2024
Em tramitacao na Assembleia Legislativa do Amazonas Projeto de Lei busca facilitar pagamentos via PIX
Aleam

Em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas, Projeto de Lei busca facilitar pagamentos via PIX

22/02/2024
Sinesio Campos realizara audiencia com o Ministerio dos Transportes para debater providencias para a BR 319
Aleam

Sinésio Campos realizará audiência com o Ministério dos Transportes para debater providências para a BR-319

22/02/2024
Fevereiro Vermelho deputado Joao Luiz destaca politicas publicas concretas para combater vicios
Aleam

Fevereiro Vermelho: deputado João Luiz destaca políticas públicas concretas para combater vícios

19/02/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus