Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: TCE-AM inicia projeto ‘Aluno Ouvidor’ no Dia Nacional do Ouvidor em Iranduba
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MancheteTribunal de Contas do Estado do Amazonas

TCE-AM inicia projeto ‘Aluno Ouvidor’ no Dia Nacional do Ouvidor em Iranduba

23/03/2023
3686d2c4 8880 4089 a271 2d7feba3321f
Compartilhar

Em comemoração ao Dia Nacional do Ouvidor, a Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), lançará nesta quinta-feira (16), no município de Iranduba, o ‘Aluno Ouvidor’, projeto de cidadania voltado que levará a Ouvidoria da Corte de Contas a escolas públicas do Amazonas a partir da capacitação dos estudantes do ensino médio para fortalecer o controle social.

Conforme o ouvidor-geral da Corte de Contas, conselheiro Josué Cláudio, o Aluno Ouvidor foi idealizado a partir dos programas ‘Ouvidoria + Presente’ e ‘Ouvidoria Estudantil’, que foram sucesso de participação e de elogios ao longo do ano de 2022, inclusive com diversas ações realizadas junto a estudantes do ensino médio.

“A Ouvidoria do Tribunal realizou diversas ações ao longo de 2022 que tiveram um ótimo retorno dos participantes e, pensando em dar continuidade e até mesmo expandir esses serviços, tivemos a ideia de criar o Aluno Ouvidor direcionado a esses alunos de ensino médio que já estão na etapa final do ensino básico, ou seja, antes de dar prosseguimento a sua vida estudantil em cursos superiores, ou até mesmo a entrada no mercado de trabalho, esses jovens terão uma experiência bastante salutar envolvendo aspectos de cidadania e controle social”, destacou o conselheiro-ouvidor.6990d532 9e90 4501 919a 5385cc6a8b63

Por meio do programa, a Ouvidoria do TCE-AM pretende estimular a organização de estudantes para a criação de ao menos 36 grêmios estudantis divididos em escolas do ensino médio de 17 municípios do Amazonas e em sete escolas de Manaus, conforme explicou o ouvidor-geral da Corte de Contas, conselheiro Josué Cláudio, durante o anúncio do programa, ao colegiado durante a 7ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno.

“O projeto visa promover a participação desses estudantes no controle social, além de contar com a efetiva participação da sociedade, através dos grêmios estudantis das escolas estaduais de ensino médio, auxiliando não somente a gestão, mas também o desenvolvimento do protagonismo juvenil no âmbito escolar”, concluiu o conselheiro-ouvidor.

Entre os municípios do interior do Amazonas que participarão do programa estão Iranduba, Manacapuru, Parintins, Nhamundá, São Gabriel da Cachoeira, Coari, Humaitá, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Benjamim Constant, Tabatinga, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Anamã, Anori, Beruri e Manaus.

Já durante o lançamento do programa, nesta quinta-feira (16), na Escola Estadual de Tempo Integral Maria Izabel Xavier Desterro e Silva, em Iranduba, os instrutores e alunos participantes irão receber demandas da sociedade.

O programa

O ‘Aluno Ouvidor’ irá formar e capacitar alunos escolhidos para exercerem a função de ouvidores em suas respectivas escolas para que eles possam ajudar a dar voz aos estudantes, medindo a satisfação com o ensino e a estrutura oferecida.

A iniciativa contará com duas etapas que totalizam 32 horas, sendo elas a capacitação e formação dos grêmios estudantis, que possibilitará serviços de apoio ao aprendizado como treinamentos, reuniões organizadas pelo Tribunal de Contas com instituições interessadas em temáticas do projeto, e o acompanhamento e monitoramento das atividades desses corpos diretivos, que terá foco em formar os alunos ao longo do ano letivo com a meta de garantir o respeito aos direitos de inclusão social.

Os estudantes participarão de atividades presenciais de capacitação realizadas e orientadas por instrutores da Corte de Contas, com finalidade de preparar o aluno e orientá-lo para o exercício das atividades de ouvidoria por meio de formações, treinamentos e monitoramentos, atividades individuais com prática de participação popular no cotidiano da escola e mediação de conflitos por meio de monitoramento da Ouvidoria, além de reuniões organizadas pelo TCE-AM e outras instituições parceiras do programa.

A etapa de capacitação do programa envolverá os alunos em quatro módulos que dividem temas de Constituição e Poderes da República; gestão democrática e participativa; consciência social; o funcionamento e papel das ouvidorias; recebimento e tratamento de demandas; procedimentos gerais, entre outros.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Anamã, Anori, Beruri, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Educação, Estado do Amazonas, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Justiça, Manacapuru, Manaus, Nhamundá, Parintins, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, TCE - Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. TCE
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024

Presidente do TCE-AM prestigia posse do ministro Mauro Campbell como Corregedor Nacional de Justiça

03/09/2024

Auditor do TCE-AM suspende concurso da Câmara Municipal por indícios de irregularidades

02/09/2024

TCE-AM e MP-AM firmam parceria para fortalecer a fiscalização do sistema prisional do AM

02/09/2024

TCE-AM reprova contas e multa ex-presidente da Câmara de Jutaí em R$ 20 mil

02/09/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus