Ação tem o objetivo de fortalecer a segurança no interior. (Foto: Divulgação/SSP-AM)A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em parceria com os órgãos estaduais de segurança pública, a Secretaria de Estado de Assistência Social-SEAS e a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania-SEJUSC, deu início à implementação do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESPDS) nos municípios de Autazes (a 113 quilômetros da capital) e Tefé (a 523 quilômetros da capital). Nessa primeira fase (projeto piloto) foram realizadas visitas às unidades dos órgãos estaduais e municipais de segurança pública.
“A implementação do projeto Interior Mais Seguro, é uma determinação do nosso secretário de Segurança, General Carlos Alberto Mansur, para alinhar ações integradas das instituições de segurança dos municípios, como a Polícia Militar e a Polícia Civil, e as guardas municipais. O objetivo é fortalecer a segurança e alcançar as metas estipuladas no nosso Plano estadual de Segurança Pública e Defesa Social”, explicou o chefe do Centro Integrado de Acompanhamento de Projetos e Elaboração de Políticas de Segurança Pública, José Camilo Silva.
No âmbito das ações estão incluídas atividades de operações policiais integradas, em especial nas vias fluviais, com vistas a restringir a entrada de drogas, armas de fogo e contrabando nessas regiões, além de intensificar o patrulhamento nas áreas urbanas e rurais dos municípios. Outro ponto de grande relevância tem a ver com ações de prevenção nas escolas, por meio de palestras, oficinas e outros eventos sociais, em parceria com os demais órgãos envolvidos no projeto.
O chefe do Ciaesp destacou que a implantação do Plano tem como objetivo elevar o nível de segurança da população, além de ampliar a confiança nos órgãos envolvidos.
Autazes
Em Autazes, foi visitado o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde foi feito um alinhamento operacional com a PMAM, PC-AM, além da Guarda Civil Municipal (GCM), para reforçar a atuação do sistema de segurança na cidade. Durante a ação, foi apresentado as diretrizes do PESPDS e propostas para o projeto Interior Mais Seguro, onde foram discutidas as demandas do município de Autazes e apresentado um planejamento de ações de apoio à região.
Tefé
Em Tefé-AM, as discussões se concentraram no entorno da criação de um Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), para monitoramento em tempo real das principais vias públicas do município, além do fortalecimento do monitoramento fluvial no entorno da cidade. Além da capacitação em segurança pública para a Guarda Municipal de Tefé para aumentar ainda mais a efetividade da integração.
Integração
Participaram da ação, além do Ciaesp, o Departamento de Prevenção a Violência (DPV), o Instituto Integrado de Ensino em Segurança Pública (IESP), o Departamento de Tecnologia da Informação (DTIC/DETEC), o Conselho de Segurança Comunitário (Comseg), a Polícia Militar do Amazonas, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas (CBMAM), a Secretaria De Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc) e a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).