Após solicitação do vereador João Carlos (Republicanos), a Escola do Legislativo vereadora Léa Alencar Antony da Câmara Municipal de Manaus (CMM) passou a ofertar o curso de Capelania totalmente gratuito para a população, na modalidade Ensino à Distância (EAD).
A Escola do Legislativo tem o objetivo de oferecer conhecimento e suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades da CMM, além de cursos para servidores e público em geral.
“Disponibilizamos certificação ao final de todos os nossos cursos. Convidamos os interessados a se inscreverem nos cursos, são mais de 80 capacitações e cada aluno pode se matricular em até três cursos”, destacou o diretor da Escola do Legislativo, Maurício Brilhante.
O vereador João Carlos é o autor da Lei nº 501/2021, que assegura a assistência religiosa e espiritual por meio da Capelania nos estabelecimentos como hospitais públicos e privados, asilo e creches na capital amazonense.
“A Capelania é uma área de atuação que visa fornecer apoio emocional, espiritual e religioso às pessoas em diferentes contextos, como hospitais, prisões e instituições de ensino. A iniciativa surge da compreensão da importância desse serviço para a promoção do bem-estar e do cuidado comunitário”, disse o parlamentar.
E ressalta ainda: “A Capelania tem se mostrado cada vez mais relevante em nossa sociedade, pois oferece suporte às pessoas em momentos de vulnerabilidade, seja em situações de doença, encarceramento ou desafios pessoais. No entanto, é essencial que haja profissionais qualificados e capacitados para desempenhar esse papel com sensibilidade, respeito e conhecimento”.
“O objetivo é capacitar indivíduos interessados em atuar nessa área, fornecendo-lhes o conhecimento teórico e prático necessários para oferecer apoio espiritual e emocional de qualidade. O curso de Capelania pode abordar temas como ética, escuta ativa, práticas de aconselhamento, módulos específicos para diferentes contextos, como Capelania hospitalar, Capelania prisional e Capelania em instituições de ensino, entre outros”, explicou o vereador.
“Ao oferecer esse curso, o presidente da Câmara Municipal de Manaus, Caio André, demonstra sua preocupação com a promoção do bem-estar e o cuidado integral dos cidadãos. A Capelania pode desempenhar um papel fundamental na construção de uma sociedade mais compassiva, onde as pessoas se sintam acolhidas e apoiadas em momentos difíceis”, finalizou o parlamentar republicano.
As inscrições para o Curso de Capelania seguem abertas até o dia 30 de junho no site da escola www.cmm.am.gov.br/escola-do-legislativo
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador