Ocorreu na terça-feira (28) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) solenidade de entrega do Título de Cidadão do Amazonas ao Cardeal Dom Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus.
A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT), que conduziu a sessão e realizou a entrega do Título.
Nascido em 06 de novembro de 1950, em Forquilinha, Santa Catarina, Dom Leonardo dedicou sua vida à Ordem dos Frades Menores, sendo ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1978. Com formação em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena, e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma, Dom Leonardo se tornou uma figura central não apenas para a Igreja, mas para toda a sociedade.
Tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020, sucedendo Dom Sérgio Castriani. Em maio de 2022, o Papa Francisco o anunciou como o primeiro Cardeal da Amazônia brasileira, um testemunho do reconhecimento de sua importância e dedicação à fé e à região que tanto ama.
“Dom Leonardo vem em um momento extremamente importante. É o primeiro Cardeal da Amazônia, e hoje se discute muito a vida do povo dessa região, nosso bioma fantástico e a preservação da Amazônia.
O título de cidadão do Amazonas é um reconhecimento a toda uma trajetória que deixou marcas positivas em nosso estado”, declarou Sinésio Campos, autor da homenagem.
Ao receber a homenagem, o Cardeal reafirmou seu compromisso com a região.
“Sou cidadão amazonense de direito agora, mas já me sentia de fato, tanto que pedi ao Papa para vir para a Amazônia. Sou muito grato pelo título que recebi, e me sinto mais comprometido com as causas da nossa Amazônia e cada vez mais próximo das pessoas”, afirma Dom Leonardo Steiner.
Fizeram parte da mesa, o Diretor Presidente da Fundação de Televisão e Rádio Encontro das Águas, Oswaldo Lopes; o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Steiner; a Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Desembargadora Joana dos Santos Meirelles; o Procurador Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; o Ouvidor Geral do Município de Manaus, Nonato Oliveira;o Vereador de Manaus Daniel Vasconcelos; o Defensor Público Nairo Aguiar Cordeiro; o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Serafim Corrêa; a Diretora do Grupo Rede Amazônica Cláudia Daou; Coordenador geral do escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Amazonas, José Ricardo, e o Capitão de Mar e Guerra Wilson Soares Ferreira Nogueira.
Estiveram presentes membros da sociedade civil, representantes da Arquidiocese de Manaus, padres do clero Arquidiocesano, religiosos, agentes de pastorais, serviços e movimentos.
Contato: (92) 98194-4134