Por Agência Amazonas
Encontro com as equipes foi para alinhamento no fluxo dos processos e levantamento das demandas prioritárias
FOTOS: Douglas Santos/ SES-AMA Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) realizou, na quinta-feira (02/03), um encontro com Diretores das Unidades Hospitalares do Interior, na sede da secretaria, em Manaus. O evento reuniu aproximadamente 40 munícipios, de forma presencial e remota, como o objetivo de alinhar a gestão, com projetos para aprimorar a assistência à saúde no interior do estado.
As pautas incluíram o levantamento das demandas prioritárias na assistência à saúde do interior, o alinhamento no fluxo dos processos, apresentação da comissão de avaliações periódicas de desempenho e orientações sobre o novo sistema de regulação de transferência de pacientes, o Regula SES, além do relatório de quantitativo de remoções de pacientes em 2022 dos municípios.
Segundo a secretária executiva de Assistência ao Interior, Viviana Almeida, a reunião com os representantes dos municípios busca fortalecer a saúde no interior do Amazonas e, também, garantir uma melhor assistência aos pacientes. A SES-AM se comprometeu a fazer um diagnóstico do que foi apresentado e trabalhar para atender às principais necessidades, apresentando-as ao secretário de estado de saúde, Anoar Samad, e ao governador Wilson Lima.
“Estamos buscando um trabalho mais técnico junto aos municípios e para ouvi-los. Esse é um momento de fazer um diagnóstico para levantarmos, quais são as ações que precisam ser cumpridas a curto, médio e longo prazo para organizarmos realmente esse apoio, essa assistência do estado para a saúde no interior”, disse.
Durante o encontro, também foram apresentadas propostas para a descentralização da saúde no interior, como a criação de Policlínicas Regionais para fortalecer a assistência nos municípios do estado.
Vários diretores apontaram que a aproximação das secretarias de saúde municipais com a estadual permite que sejam mostrados a realidade de cada município, para que a SES-AM busque melhores soluções. Para Eryanne Monteconrado, diretora do Hospital Regional Vinícius Conrado, em Eirunepé (distante 1.160 quilômetros da capital) a maior atenção da gestão em relação ao interior, trará melhorias significativas.
“Acreditamos em avanços significativos ao mostrarmos a realidade de cada município para a secretaria. Em Eirunepé, temos a questão das remoções aéreas, onde temos uma dificuldade devido à distância do município, mas nos foi apresentado um novo sistema, então a expectativa está bastante animadora, porque o sistema apresenta diversas melhorias e creio que vai poder atender à população da melhor forma possível”, disse a diretora.
O encontro foi encerrado com a sistematização do processo de trabalho e a organização das demandas levantadas.