Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Sema realiza encontro com representantes das Associações-Mães das Unidades de Conservação do Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Sema realiza encontro com representantes das Associações-Mães das Unidades de Conservação do Amazonas

15/07/2023
3 Encontro Sema 1024x768 1
Compartilhar

Cerca de 17 diretorias se reuniram no auditório da Sema para discutir sobre a administração das UCs

3 Encontro Sema 1024x768 1
Foto: Divulgação/Sema

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) promoveu na quarta (12/07), quinta (13/07) e sexta-feira (14/07), o encontro com representantes das Associações-Mães das Unidades de Conservação do Amazonas, no auditório da Sema. A ideia do evento é aproximar as associações da Sema, de forma a ouvir as principais demandas e os caminhos para solucionar estes problemas. As Associações-Mães como instituição detentora da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) possuem papel relevante na gestão das unidades de conservação, em conjunto com a Sema.

O encontro reuniu 17 diretorias destas instituições, que participaram de forma ativa das discussões previstas no cronograma do evento. Entre as pautas estão: projetos do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema), captação de recursos por meio de associações, índices de desmatamentos e queimadas nas UCs, fiscalização e segurança pública.

Segundo o coordenador do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc), Gleidson Aranda, um dos objetivos do encontro é mostrar as ações da Sema por parte dos outros departamentos, tais como: REDD+, Cadastro Ambiental Rural de Povos e Comunidades Tradicionais, Agente Ambiental Voluntário, Campanha Floresta faz a Diferença, programas que auxiliam na administração dessas unidades.

“Outro ponto importante do encontro é demonstrar que a Sema não trabalha isolada na gestão das UCs, mas que dependemos de outros órgãos governamentais para implementação de políticas públicas e para repassar as informações de como as associações devem fazer, e de como buscar esses outros órgãos”, destacou.

No encontro, a participação do secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, foi importante para entender sobre as expectativas das próximas ações nas Unidades de Conservação do estado.

“Neste encontro jogamos limpo sobre vários temas. No fim, é obrigatório o consenso e o compromisso de implementação das ações pactuadas. Falamos dos avanços na regularização fundiária e ambiental das nossas UCs e também do edital dos projetos de REDD+. Mas, também, registramos os desafios de garantir que todas as políticas públicas do estado alcancem 100% dessas comunidades” disse o secretário.

2 Encontro Sema 1024x768 1
1 Encontro Sema 1024x768 1
Foto: Divulgação/Sema

Unidade Conservação do Estado do Amazonas

A Sema realiza a gestão de 42 unidades de conservação (UCs), sendo oito de proteção integral e 34 de uso sustentável, totalizando 18.907.378,34 hectares de floresta legalmente protegidos, o que representa 12,13% da área do Estado.

Além de realizar a manutenção da floresta e garantir a conservação dos recursos naturais, por meio de políticas públicas, gestão, projetos, monitoramento e áreas protegidas, a Sema também trabalha para a melhoria da qualidade de vida da população que tem no patrimônio florestal o seu maior bem.

Para fortalecer a gestão das UCs, a Sema emprega continuamente esforços para a realização de diagnósticos, estudos biológicos, sociais e fundiários para a elaboração e aplicação dos planos de gestão dessas unidades.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Estado do Amazonas, Fiscalização, Governo do Amazonas, Meio Ambiente, mudanças climáticas, SECOM, Segurança Pública
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

BOLETIM CHEIA WEB3105 1024x576 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (31/05)

31/05/2025
Aula Interativa do Pre Vest UEA Daniel Brito 1024x683 1
Governo do Amazonas

Aulão ao vivo do Pré-Vest UEA oferece mais de três horas de conteúdo para candidatos

31/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 31 at 123146 1024x682 1
Governo do Amazonas

Ipaam conclui Mutirão do CAR em Maués com mais de 500 atendimentos a produtores rurais

31/05/2025
SECOM ROCAM MOTOS FOTOS DIEGO PERES
Governo do Amazonas

Mais potência e tecnologia: novas motocicletas entregues pelo governador Wilson Lima ampliam atuação da PMAM na capital

31/05/2025
SEPROR EXPOSICAO AGROPECUARIA DE NHAMUNDA FOTO DIVULGACAO 1024x768 1
Governo do Amazonas

Sepror investe recursos para apoiar a realização da 6ª Exposição Agropecuária de Nhamundá

31/05/2025
Educacao Sarau Cultural EETI Vicente Schettini Foto Eduardo Cavalcante 1024x683 1
Governo do Amazonas

EETI Vicente Schettini realiza sarau cultural unindo arte e educação

31/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus