Novos AAV vão apoiar gestão ambiental em área próxima à projetos de assentamento agroextrativistas
Mais 33 Agentes Ambientais Voluntários (AAV) foram capacitados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Desta vez, a formação contemplou moradores de comunidades próximas ao Rio Abacaxis, em Nova Olinda do Norte (a 135 quilômetros de Manaus).
A oficina de capacitação dos AAV ocorreu entre os dias 8 e 9 de novembro, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na sede do município. Os agentes são de sete comunidades: Barra Mansa, Cristo Rei, Monte Horebe, Paricá, Pedral, Pilão e Terra Preta.
Segundo a coordenadora do projeto na Sema, Edilene Neri, os agentes foram indicados pela Associação Nova Esperança do Rio Abacaxis (Anera) e pela Associação do Povo Indígena Maraguá (Aspim). O objetivo é que eles atuem em diversas ações ambientais em suas comunidades.
“Esses AAV vão atuar, sobretudo, na sensibilização das suas comunidades a respeito da conservação dos recursos naturais, tirando todas as dúvidas dos moradores e apoiando o monitoramento ambiental da área, que fica próximo dos projetos de assentamento agroextrativistas Abacaxis I e II”, explicou.
Na capacitação, os agentes aprenderam sobre conceitos básicos de meio ambiente, biodiversidade, legislação ambiental e recursos pesqueiros. Eles também foram capacitados para sensibilizar a população a respeito do desmatamento e das queimadas ilegais e atuaram, ainda, na elaboração de um plano de ação para resolver problemas ambientais em suas comunidades.
Além dos 33 AAV, outros 13 servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Semadetur) participaram da capacitação. A atividade ocorreu em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e a Prefeitura Municipal de Nova Olinda do Norte.
A formação realizada atende uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF), com a adoção de medidas para viabilizar o ordenamento territorial e pesqueiro nos projetos de assentamento agroextrativistas Abacaxis I e II, nos municípios de Borba e Nova Olinda do Norte, envolvendo indígenas e populações tradicionais.
Agentes Ambientais Voluntários
O Programa Agentes Ambientais Voluntários (AAV) é realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) desde 2008, com o objetivo de inspirar atitudes coletivas, o despertar para a cidadania e o respeito ao meio ambiente nas Unidades de Conservação Estaduais e áreas de Acordos de Pesca.
A atividade propõe uma experiência criativa, em que o principal foco é transformar os agentes em educadores ambientais e multiplicadores de informações sobre conservação ambiental e uso correto de recursos naturais. Também envolve prestar auxílio ao poder público em atividades de monitoramento e preservação.
Com a formação nas comunidades do Rio Abacaxis, são 228 agentes já capacitados pelo Programa em 2023, para atuação em comunidades nos municípios de Barcelos, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Eirunepé, Manicoré, São Sebastião do Uatumã, Itapiranga e Nova Olinda do Norte.