Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Sedecti participa de reunião com Serviço Geológico do Brasil, em Brasília
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEPLANCTI

Sedecti participa de reunião com Serviço Geológico do Brasil, em Brasília

10/07/2023
Compartilhar

Na pauta, a Plataforma de Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral (P3M), e temas relativos à produção de óleo, petróleo e gás natural

Em cumprimento da agendas de trabalho, em Brasília (DF), o secretário em exercício da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Marco Antônio Villela, participou de reunião na última quarta-feira (21/6), na sede do Serviço Geológico do Brasil (SGB)/CPRM, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME).

A reunião foi presidida pelo Economista Mineral Gilberto Calaes, assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do (SGB/ CPRM-RJ), e teve como finalidade apresentar à delegação amazonense a Plataforma de Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral (P3M), que busca integrar, sistematizar, analisar e difundir conhecimento e aprendizado requeridos para o planejamento estratégico de pesquisa da produção mineral.

Estavam presentes no encontro a Secretária Executiva Adjunta de Relações Institucionais da Sedecti, Tayana Rubim; a técnica da Secretaria Executiva de Mineração, Energia, Petróleo e Gás (Semep), Vanessa Vianna; e o superintendente do SGB/ CPRM em Manaus, Marcelo Batista Motta.

De acordo com Calaes, a P3M apresenta uma série de benefícios como estímulo de investimentos em pesquisa na área de mineração, intensificação da descoberta e avaliação de depósitos minerais e melhoria de índices de sucesso, de custos e de descoberta. Ele destacou a importância do estudo geoeconômico estadual. “Não há desenvolvimento sem expansão do produto e da venda. Estamos nos propondo a auxiliar na etapa básica em moldes que facilitem a preparação do plano estratégico”, afirmou.

“O estudo geoeconômico prevê a interiorização do desenvolvimento e fortalecimento de base federativa; aumento da produção e melhoria dos indicadores de produtividade; geração de riqueza, trabalho e renda; aumento da arrecadação fiscal; melhoria dos saldos da balança comercial e de balança de pagamentos; estímulo à absorção e desenvolvimento de novas tecnologias; promoção e difusão do empreendedorismo e da cultura de capital de risco; melhoria da competitividade e da sustentabilidade da indústria mineral e melhoria da qualidade de vida”, pontuou.

O estudo estratégico apresenta um panorama geoeconômico, indicadores socioeconômicos, infraestrutura, ordenamento do território, cadeias de produção minero-industrial, oportunidades de investimento, repercussões atuais e futuras e diretrizes de ação.

No que diz respeito à energia sustentável, o estudo prevê estratégias dos minerais e transição energética, novas fontes de energias vinculadas à utilização de novos materiais, energia solar e eólica.

Após a apresentação, o secretário Villela ressaltou que o Governo do Amazonas almeja o avanço do Estado.
“O objetivo do governador Wilson Lima é viabilizar o crescimento socioeconômico, a melhoria da qualidade de vida e o bem estar social. Essa é a nossa missão”, enfatizou.


Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Empreendedorismo, Estado do Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, SEPLANCTI
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

SEPLANCTI

Sedecti recebe empresas europeias voltadas ao uso de tecnologias sustentáveis

14/10/2025
SEPLANCTI

Sedecti destaca importância da inovação em workshop sobre desafios do setor eletroeletrônico do PIM

10/10/2025
SEPLANCTI

Amazonas projeta novo recorde histórico nas importações

09/10/2025
SEPLANCTI

Projetos voltados à sustentabilidade no Amazonas são apresentados na oitava reunião do Conecti

08/10/2025
SEPLANCTI

Sedecti realiza primeira etapa de construção do Plano de Ação de Bioeconomia voltada ao eixo de governança

06/10/2025
SEPLANCTI

ExpoPIM 4.0 será vitrine da grandiosidade da Zona Franca de Manaus para o Brasil e o mundo

06/10/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus