Os encontros da etapa diagnóstica seguem até o próximo dia 23 de junho
Com o objetivo de aprimorar o uso do Sistema de Informação e Gestão Educacional (Siged) no Amazonas, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar recebe, esta semana, uma equipe da Fundação Getúlio Vargas (FGV) especializada no assunto. Os debates, que se iniciaram nesta segunda-feira (19/06), tiveram a participação de representantes de todos os setores da Secretaria de Educação, além de gestores e coordenadores distritais.
Com experiências em outros estados do país e também na Argentina, o projeto do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (DGPE), da FGV, visa gerar conhecimento sobre o estado atual de desenvolvimento e lições aprendidas com os sistemas de informação e gestão educacional de diversas localidades, e, com base no estudo, fornecer o apoio técnico necessário para o aprimoramento dos mesmos.
O encontro entre os membros da Secretaria de Educação e da equipe da FGV foi viabilizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), instituição parceira da Secretaria de Educação. A ideia surgiu após o encerramento das tratativas que culminaram no Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação no Amazonas 2 (Padeam 2), que conta com investimentos do BID.
“Quando aprovamos a carta de intenção do Padeam 2, em abril deste ano, verificou-se que existe uma necessidade de aprimoramento na forma como lidamos com nossos dados. Em conversa com o BID, recebemos esse apoio em forma de assessoria da FGV. Então, estamos aqui, com todos os setores, mostrando como funciona hoje o nosso sistema”, ressaltou a coordenadora geral do Padeam, professora Therezinha Ruiz.
Ainda na etapa de diagnóstico do atual sistema, os principais pontos a serem debatidos nesse momento são referentes à infraestrutura física e equipamentos; às instituições de ensino; os recursos humanos, orçamento e finanças; aos estudantes e aprendizagem; à formação de professores e conteúdo digital, além dos instrumentos necessários para a gestão estratégica.
“Cada setor da Secretaria de Educação, em sua especificidade, se conecta em um objetivo maior, que é fazer uma gestão voltada para a aprendizagem. Todo o nosso trabalho é para gerar um diagnóstico amplo e abrangente, para que a Secretaria possa alocar corretamente seus recursos, tanto financeiros, quanto tecnológicos e humanos”, afirma Kheitt Vale, integrante do DGPE da FGV.
Plano de Ação
Após o término desta semana de discussões, a etapa de diagnóstico encerra-se com a formulação da proposta de aprimoramento do Siged. Essa iniciativa será apresentada aos representantes do BID no início do próximo mês de julho, próximas datas previstas para as reuniões.
A parceria entre a Secretaria de Educação e o BID já é consolidada. Entre os projetos já desenvolvidos, está o financiamento do BID investido na construção dos Centros de Educação de Tempo Integral (Ceti). O Amazonas possui 12 centros nessa modalidade de financiamento pelo banco e, desde 2019, mais de R$ 260 milhões já foram investidos até a entrega das novas unidades de ensino.
Fotos: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto