As discussões reúnem, presencialmente, mais de 300 agentes escolares, entre coordenadores distritais, gestores e pedagogos
A Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar realiza, desta terça-feira (04/07) até o dia 6 de julho, o Encontro Informativo da educação especial para os profissionais da REDE estadual de ensino. O evento tem o objetivo de suscitar debates sobre os processos da educação especial no ambiente escolar. O encontro ocorre de forma presencial para os educadores da capital, e com transmissão on-line para representantes das unidades escolares dos municípios do interior do Amazonas, por meio do Centro de Mídias de educação do Amazonas (Cemeam), pelo link https://bit.ly/EncontroInformativo.
A semana de discussões foi planejada pela Gerência de educação especial (Gaee), da Secretaria de educação, que disponibilizou toda a equipe para elucidação de dúvidas em relação às legislações e procedimentos referentes à solicitação de profissionais de apoio aos alunos da educação especial, conforme explicou Hellen Prata, professora e gerente da GAEE.
“Aqui, nosso objetivo é reunir a maior quantidade possível de agentes escolares para melhorarmos nosso fluxo de trabalho, que é muito intenso. Então, estamos realizando esse momento para que as coordenadorias e escolas possam entender quem é o nosso público-alvo da educação especial e quem precisa do profissional de apoio”.
Outras questões sobre o uso correto de nomenclaturas e atualização da lista das condições que são consideradas deficiências, transtornos do espectro autista e superdotação também foram discutidas neste primeiro dia de debates.
“A gente faz questão de estar aqui porque saímos com muitas ideias em relação ao tema, que é muito importante. Com as discussões, Podemos levar, de maneira centralizada e organizada, um processo de inclusão mais exitoso para as nossas unidades de ensino”, destacou a representante da Coordenadoria Distrital de educação 2 (CDE 2), Josiane Souza.
escola Estadual Mayara Redman
Primeira escola do estado a trabalhar com terapia da integração sensorial e ensino estruturado para o público-alvo da educação especial, a escola Estadual (EE) de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz esteve representada nos debates por meio da gestora, Adriana Magalhães. Para a profissional, a UNIÃO entre os agentes escolares PODE acelerar o processo de escolarização dos alunos da REDE.
“A nossa escola tem um papel fundamental na sociedade, porque é um espaço de apoio aos alunos da educação especial. Esses alunos possuem capacidade de aprendizado muito grande e a gente precisa desmistificar essa ideia de que o estudante não PODE aprender. Aqui, estamos construindo uma REDE de apoio visando a escolarização desses discentes”, ressaltou.
Além da EE Mayara Redman, a REDE estadual de ensino conta com mais de 170 escolas equipadas com as Salas de Recursos Multifuncionais, utilizadas na integração dos discentes público-alvo da educação especial. Em 2023, mais de 7,1 mil alunos desse público estão matriculados nas unidades de ensino da Secretaria de educação.
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de educação e Desporto