Alunos da Escola Estadual (EE) Sebastiana Braga visitaram nesta sexta-feira (24/03), a “Estação Fonte do Saber”, da concessionária Águas de Manaus. A atividade marcou o encerramento da programação especial em alusão ao Dia Mundial da Água (22 de março) e Dia Internacional das Florestas (21 de março), idealizada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
A visita propôs aos alunos uma reflexão sobre o consumo consciente da água. Na Estação Fonte do Saber, 20 alunos da 1ª série no Ensino Médio participaram da triagem de equipamentos e dinâmicas de limpeza e preservação da água. Representantes da Sema também participaram da atividade.
Para o estudante Dayvison Costa, 15 anos, a experiência de ter o contato com os processos de tratamento de água estimulou um debate entre os colegas.
“As explicações das estruturas chamaram muita atenção. Tudo parecia pequeno, mas com grande impacto no meio ambiente. Essa discussão é vital, porque desde pequeno crescemos ouvindo que temos que cuidar, mas na prática, esquecemos de fazer. A atenção precisa estar nessas pequenas coisas, porque são elas que farão a diferença no futuro”, comentou.
De acordo com o diretor do setor de Responsabilidade Social da concessionária Águas de Manaus, Semy Ferraz, a iniciativa é essencial porque coloca jovens, em processo de formação, em contato com a preservação ambiental.
“Esses jovens precisam ter contato com o conteúdo de cuidado ambiental. E para nós, é uma satisfação estar proporcionando isso junto à Secretaria de Educação. Aliado a esse sentimento da juventude de mudança, nosso objetivo é o de fazer melhor, sempre”.
Programação
Desde a última terça-feira (21/03), com o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”, a Secretaria de Educação promoveu ações especiais que alcançaram mais de 180 estudantes e professores, de seis escolas estaduais.
Entre as atividades destacaram-se: visitas ao Parque Estadual Sumaúma, à Sala de Situação da Sema e ao Centro de Monitoramento do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Thelma Prado, os encontros possibilitaram aos alunos a mescla entre o saber pedagógico e o saber técnico.
“O resultado da parceria entre a Secretaria de Educação e as instituições ambientais proporcionou um entendimento completo aos nossos estudantes. Tornamos pedagógico aqueles assuntos que são extremamente técnicos. Ninguém faz nada sozinho e o principal beneficiado é o nosso alunado”.
Parceiros
A programação da semana envolveu a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado do Amazonas (CIEA-AM), que conta ainda com a parceria do Ipaam, da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.
FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Seduc