Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Secretaria de Educação dá início a 1ª Paralimpíadas Escolares da história do Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Secretaria de Educação dá início a 1ª Paralimpíadas Escolares da história do Amazonas

23/05/2023
Compartilhar

A solenidade de abertura da 1ª Paralimpíadas Escolares do Amazonas (PARAJEA’s) aconteceu na manhã desta sexta-feira (19/05) na Vila Olímpica de Manaus, zona centro-oeste da capital. Com a iniciativa da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, é primeira vez que os paratletas amazonenses possuem uma competição específica como seletiva para as Paralimpíadas Escolares Brasileira, que acontece em Brasília, entre agosto e setembro deste ano.

Anteriormente, a comitiva amazonense escolhida para disputar a competição nacional era oriunda dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s). 

A iniciativa do PARAJEA’s acompanha o crescimento nacional do cenário, tendo em vista que, no ano de 2022, as Paralimpíadas Escolares receberam o maior número de paratletas da sua história, com mais de 1,3 mil competidores de todos os estados do país. 

“Hoje, estamos dando um passo muito importante na história do esporte amazonense. Nós já vínhamos tendo resultados positivos nas competições nacionais e, com esse avanço, o objetivo é se igualar aos outros estados brasileiros. Nós temos potencial para isso”, salientou Fábio Albuquerque, secretário executivo adjunto de Juventude, da Secretaria de Educação.

Nesta 1ª Paralimpíadas Escolares do Amazonas, três modalidades esportivas estão sendo disputadas pelos mais de 100 paratletas inscritos: atletismo, natação e bocha. 

Sonhos e possibilidades

Uma das personagens marcadas na história das paralimpíadas amazonense é a docente Graça Abrahim, professora de Educação Física há mais de 40 anos e que, há dez, acompanha as comitivas do Amazonas nas competições nacionais. 

“Sou professora da EE Augusto Carneiro (educação especializada). Na minha trajetória paralímpica, é possível ver muito suor, sofrimento, mas também muitas vitórias. Digo que é preciso acreditar na pessoa com deficiência. Ela é capaz. O esporte abre portas, promove convívio social, é muito importante na vida dos alunos”.

E é por conta do trabalho de profissionais como a professora Graça Abrahim, que hoje paratletas como o João Mateus acreditam cada vez mais no esporte. O paratleta, que tem 16 anos e é aluno da Escola Estadual (EE) Profº Jorge Karam Neto, participou hoje da sua primeira competição de atletismo.

“Essa é minha primeira competição mais séria. Quero ter uma vida desportiva muito mais ativa e competitiva. O esporte para mim é liberdade, não é só ganhar e perder. Sinto uma leveza. É sobre ser livre, ser você mesmo”.

Festival Paralímpico 

Em paralelo à seletiva amazonense, Manaus também receberá, neste sábado (20/05), o Festival Paralímpico, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento vai acontecer na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). 

No festival, cerca de 300 estudantes de escolas regulares e especializadas da rede pública estadual participarão de sessões de aulas de Educação Física, voltadas aos esportes paralímpicos. O encerramento da 1ª Paralimpíadas Escolares do Amazonas também acontecerá neste sábado, dentro do Festival Paralímpico. 

Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 6.454 estudantes na Educação Especial, matriculados em escolas regulares da capital e interior, além de 645 alunos matriculados em escolas especializadas. 

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Manaus, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

8f5dbaf4 4017 4520 aad8 273a932e0aff yI5ZRz
Amazonas

Suframa visita planta da Sakura no PIM

18/11/2024
564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 VCCUBB
Amazonas

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

18/11/2024
bb44f389 64f5 4f24 b4fe 53dca9bd2a35 WPNs9v
Amazonas

Suframa conhece trabalho da Hana Electronics

17/11/2024
d8cd541a bb23 49f2 b50c 5c0b3a210723 A7w0qK
Amazonas

Lei de Informática da Zona Franca de Manaus fomenta R$ 1,48 bilhão em investimentos e mais de 420 projetos de PD&I em 2023

14/11/2024
b41cc722 5536 4d75 b868 b734cf2b3ac9 ETAN9i
Amazonas

Fábrica da Chint no Polo Industrial de Manaus será inaugurada em março de 2025

14/11/2024
Teatro Amazonas foto Lucas Silva 1 300x225 y0PCzm
AmazonasEducação

PIB do Amazonas cresce 3,27% em 2022, acima da média nacional

14/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus