A Secretaria de Estado de Educação e Desporto recebe, até o dia 10 de maio, as inscrições para o Processo Seletivo Interno para Professores Articuladores de Tecnologias Educacionais. Os professores selecionados atuarão nas escolas estaduais da capital e do interior que possuem Laboratórios e Recursos Tecnológicos como, os Laboratórios Makers do Projeto “Fazer para Aprender” e os laboratórios de informática.
Os interessados podem acessar o edital, por meio do link https://drive.google.com/file/d/13sDhF1fS_Fz-ClXQXoCWFX3tFc48NjcG/view.
De acordo com a Gerente de Tecnologias Educacionais, Sabrina Araújo, a iniciativa busca capacitar os professores da rede estadual de ensino, para que todos se tornem multiplicadores tecnológicos.
“Participar do processo estimula a valorização do professor da rede estadual que, ao se tornar um articulador de tecnologias, inspira outros professores, além de impactar o ensino, ao apoiar seus pares no desenvolvimento de projetos que envolvam tecnologia na escola”, explicou Sabrina.
Fazer para Aprender
O projeto “Fazer para Aprender” possibilita aos alunos da rede estadual atividades práticas e experimentais, nas mais diversas áreas de conhecimento, aproximando-os de situações desafiadoras e os instigando na busca da resolução de problemas, com foco na melhoria da aprendizagem, no desenvolvimento de projetos, de acordo com o contexto local, e, até mesmo, no empreendedorismo.
Até o momento, já foram inauguração 50 laboratórios makers, dos 100 previstos. O projeto tem o objetivo de ampliar a aprendizagem dos alunos com conteúdos sobre robótica, programação, impressão em 3D, eletrônica, produção de áudio e vídeo, marcenaria e produção artística.
O “Fazer para Aprender” fomenta o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem (mão na massa) em ambientes multi-instrucionais, em escolas da rede estadual, tendo como princípio educativo a metodologia da problematização como instrumento de incentivo à pesquisa e ao protagonismo dos estudantes.
Nesses espaços, os jovens desenvolvem ainda mais o pensamento crítico, a criatividade, a empatia e o espírito de trabalho em equipe e empreendedor.
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto