Na tarde desta quinta-feira (16/02) no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), ocorreu a primeira reunião conjunta por iniciativa das Comissões de Segurança Pública da Assembleia Legislativa (ALE-AM) e Câmara Municipal de Manaus (CMM), com o corpo técnico da área de Segurança e Proteção Pública do Estado. Além do vereador Roberto Sabino (Podemos), o evento também contou com a presença do secretário de Segurança do Governo do Estado, General Mansur, e do presidente da Comissão de Segurança da ALE-AM, deputado Comandante Dan.
A reunião teve como pautas temas como a renovação e modernização da frota de viaturas, sistema de comunicação digital, armamento, munição e Equipamento de Proteção Individual (EPI), lanchas blindadas, novos equipamentos de combate ao incêndio, kits para a perícia e introdução de novos softwares de análise criminal. A gestão também tem como uma das suas metas o monitoramento de indicadores de desempenho e o aumento da transparência e da efetividade das ações e políticas de Segurança Pública.
O vereador Roberto Sabino mencionou o medo que os cidadãos têm em fazer denúncias devido às represálias.
“Precisamos fazer algo para melhorar a segurança e a sensação de tranquilidade nos bairros. Os moradores por morarem perto e conviverem com o crime, tem receio em fazer denúncias, pois sabem que a prisão dos meliantes é curta e logo depois eles são soltos nas ruas novamente. Como já fui investigador de polícia, sei que as leis são muito frágeis e precisam ser mais severas.”
O parlamentar também comentou sobre políticas públicas e ações da prefeitura como urbanização nas ruas (limpeza de terrenos baldios) e o aprimoramento da guarda civil como de suma importância.
“Quero me colocar à disposição dentro daquilo que é possível, pois estou sempre nas ruas ouvindo a população nas comunidades a respeito das melhorias na questão de segurança. Quero contribuir dando sugestões e criando leis que atuem fortemente nessa área.”
Roberto ainda alegou a respeito de uma das suas pautas parlamentares que consiste no monitoramento com motoqueiro na Ponte do Rio Negro, pois as câmeras de vigilância na ponte não são eficientes para impedir suicídios. O vereador pretende fazer um ofício para os secretários municipal e estadual sugestionando uma ronda na região da Ponte. Ele retratou a relevância que este serviço terá, visto que é um local onde o índice de mortes é preocupante e deve ser acompanhado e solucionado pelos órgãos competentes.
Texto: Maryna Ambrósio – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Jimmy Geber – Assessoria de Comunicação do vereador