Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Projetos de Lei de Educação e Saúde são destaques na pauta de tramitação da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (7)
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManchetePolítica

Projetos de Lei de Educação e Saúde são destaques na pauta de tramitação da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (7)

08/02/2023
10 Projetos de Lei de EducacCCA7aCC83o e SauCC81de saCC83o destaques na pauta de tramitacCCA7aCC83o da Assembleia Legislativa nesta quarta feira 7
Compartilhar

A pauta de tramitação ordinária da sessão plenária, desta quarta-feira (7), contou com oitenta matérias. Os parlamentares apresentaram propostas de diversos temas, com destaque para projetos de lei (PLs) voltados à  educação e saúde da população amazonense.
O PL nº 71/2023 de autoria da deputada Débora Menezes (PL) busca estabelecer prioridade na matrícula em creches e escolas para crianças e adolescentes órfãos decorrentes da Covid-19. “Estima-se que mais de 113 mil menores de idade brasileiros perderam o pai, a mãe ou ambos para a Covid-19 entre março de 2020 e abril de 2021”, informou a deputada, falando da necessidade de garantir o acesso à vaga prioritária em creches e escolas, de maior proximidade às residências desses alunos.
Já o PL nº 16/2023, apresentado pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), propõe campanha permanente nas escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio do Amazonas, de valorização e respeito ao trabalho do professor. “Ações precisam ser realizadas para que o docente seja respeitado, tenha seu trabalho valorizado e possa desenvolver suas aulas da melhor maneira possível”, explicou Cidade, citando a freqüência de casos de agressões aos professores mostradas nos meios de comunicação.
O presidente do Poder Legislativo também é autor do PL nº 17/2023, que trata sobre programa de estágio na rede pública de ensino para alunos de licenciatura das Universidades públicas amazonenses. Segundo o parlamentar, o programa, além de proporcionar experiência profissional aos futuros professores, faz parte um conjunto de atividades desenvolvidas pelo aluno, a fim de possibilitar a formação de profissionais mais qualificados.
Outra propositura é o PL nº 39/2023 da deputada Joana Darc (União Brasil). A matéria propõe a promoção do serviço de estimulação precoce para crianças com necessidades educativas especiais. “O objetivo é instituir o Programa de Estimulação Pedagógica Precoce, por meio do Atendimento Educacional Especializado, a bebês e crianças com necessidades educacionais especiais, visando o pleno desenvolvimento da pessoa devidamente diagnosticada”, explicou a parlamentar.

Saúde
A área de Saúde também recebeu atenção da Casa Legislativa. O PL nº 79/2023, de autoria do deputado Abdala Fraxe (Avante), em seu primeiro dia na pauta, pretende instituir política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos formulados de derivado vegetal à base de canabidiol, em associação com outras substâncias canabinóides, incluindo o tetrahidrocanabidiol, quando houver indicação medica, pelo Poder Executivo, nas unidades de saúde pública estadual e privada conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Em primeiro dia na pauta, o PL nº 01/2023 assegura o direito aos portadores de deficiência auditiva ou de afonia, à capacidade plena e independente de acionamento dos canais de emergência no estado. Já o PL nº 02/2023 assegura o direito aos portadores de deficiência auditiva ou de afonia, à capacidade plena e independente de acionamento dos canais de emergência no Amazonas. Ambos são do deputado Carlinhos Bessa (PV).
O PL nº 52/2023 de autoria do deputado Roberto Cidade dispõe sobre a criação do Programa Estadual de Apoio à Oncologia Infantil e Enfermidades Correlacionadas.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Bessa, Educação, Joana Darc, Roberto Cidade
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
sedecti exposicaoDUASRODAS FotoANTONIOLIMA 1
Eleições 2024Política

David Almeida vence o 2º turno, confirma Quaest/Rede Amazônica

20/10/2024
AADESAM CHAMAMENTO HERON FERREIRA 1024x899 1
Eleições 2024Política

David Almeida dobra vantagem sobre o segundo colocado, diz pesquisa QUAEST TV Globo

16/09/2024

Preferência de manauaras por gestão David Almeida cresce à medida que eleições se aproximam

05/09/2024
Sejusc Casamento Coletivo Fotos Lincoln Ferreira 2 1024x682 1
Eleições 2024Política

David Almeida anuncia setembro de inaugurações em Manaus

01/09/2024
WhatsApp Image 2024 07 16 at 11.21.05 1024x768 1
Eleições 2024Política

David Almeida abre 20 pontos de vantagem e dispara na corrida pela Prefeitura de Manaus

26/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus