A Coordenação de Desenvolvimento Social vinculada ao Departamento de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas apresenta a série “CDS em 5 minutos” do Projeto Conexões em Saúde – Edição 2023, com o tema “Os cuidados para evitar LER e Dort”.
Acesse o vídeo: https://youtu.be/QeFYkKtVxYw
O projeto Conexões em Saúde tem como intuito socializar informações e orientações a partir de material audiovisual sobre o autocuidado com a saúde, direitos e deveres, com vistas à adoção de práticas que melhorem a qualidade de vida no trabalho dos servidores da Ufam.
Nesta edição, o tema abordado é “Os cuidados para evitar LER e Dort”, e conta com a participação especial do médico ortopedista José Viana de Sousa que atua no Departamento de Saúde e Qualidade de Vida – DSQV/Ufam da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) e no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
De acordo com o Ortopedista José Viana, “há uma alta prevalência de LER e a Dort entre os trabalhadores, sendo a responsável por mais da metade do total das doenças ocupacionais”. Diante disso, é necessário prevenir e atentar para alguns cuidados importantes para se evitar a LER/Dort.
Segundo os dados do Ministério da Saúde (2020), no período de 2010 a 2019, as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e as Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Dort), somaram 81.478 notificações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan.
No âmbito da Universidade Federal do Amazonas, os dados epidemiológicos do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) revelaram que no período de 1º de fevereiro de 2022 a 1º de fevereiro de 2023 as Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Dort), representaram 14% das ocorrências de afastamentos para tratamento de saúde e em número de dias de afastamentos ocuparam o 2º lugar, depois dos Transtornos Mentais.
Em caso de suspeita de LER/Dort é importante que o(a) servidor(a) busque o atendimento especializado, para o devido diagnóstico e tratamento. O Departamento de Saúde e Qualidade de Vida – DSQV, disponibiliza aos(as) servidores(as) a Avaliação com a Medicina do Trabalho no Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), neste caso o(a) servidor(a) deverá solicitar pelo Sistema Eletrônico de Informação – SEI, por meio de um despacho a Avaliação da Medicina do Trabalho. No despacho deve constar o nome completo, matrícula SIAPE, o motivo da solicitação e a indicação da disponibilidade de data e horário para o atendimento. Após a criação do processo o(a) servidor(a) deverá tramitar para Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalho (CSST/DSQV).
Observação: aos servidores lotados no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) recomenda-se que a abertura do processo seja realizada pelo Protocolo Geral do HUGV, com as informações mencionadas acima. Após a Avaliação com a Medicina do Trabalho o(a) servidor(a) será encaminhado(a) para o atendimento clínico com Ortopedista que é ofertado também no CAIS. O atendimento especializado com o ortopedista é oferecido nas segundas e quintas-feiras, por ordem de chegada. São disponibilizadas seis vagas. A triagem ocorre das 12h às 13h. O atendimento inicia a partir das 13h. Para melhores informações solicitamos que o(a) servidor(a) entre em contato com a recepção do CAIS, por meio do telefone (92) 3305-1181, Ramal 4226 e o WhatsApp (92) 99318-3101.
Atenção: caso seja indicado o afastamento, o(a) servidor(a) deverá submeter o atestado dentro do prazo de cinco dias a partir da data de emissão no SouGovbr.
Saiba mais sobre o Projeto Conexões, por meio dos telefones (92)3305-1479 / 99318-2983 e/ou por E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.