O vereador Professor Samuel acompanhou na manhã desta sexta-feira, (06/1), a abertura do ano letivo 2023 das escolas ribeirinhas do rio Negro, que trouxe neste ano a temática “Educação: Compromisso de todos potencializando a formação integral do ser humano”, ocorrido na Escola Municipal São Sebastião II, na comunidade São Sebastião, na região do Tarumãzinho.
Junto à titular da Secretaria Municipal de Educação Dulce Almeida, o corpo técnico da Semed e demais autoridades também entregaram a Escola que atende 52 alunos da comunidade e faz parte da região onde 1.632 estudantes, em 29 unidades de ensino da rede municipal.
“É preciso reconhecer o que a Prefeitura de Manaus tem feito pela educação em nosso município, não deixando de fora a nossa importante Zona Rural. São inúmeras escolas em reforma, outras sendo construídas, reconhecimento dos professores, gestores e trabalhadores da educação”, destacou o parlamentar.
O ano letivo das escolas do rio Negro inicia no mês de janeiro, devido à cheia e a vazante dos rios, além das especificidades climáticas da região amazônica. O calendário escolar é amparado pelo Artigo 23, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e visa garantir os 200 dias letivos e 800 horas previstos pela legislação, para que os alunos não tenham prejuízo no processo de ensino e aprendizagem.
Para o vereador a dedicação dos profissionais de educação e olhar para Zona Rural é o fator decisivo para os avanços dos alunos nas comunidades ribeirinhas. “Eu não posso jamais vir aqui e não reconhecer o trabalho de vocês, professores, gestores, servidores que se doam para trazer uma educação de qualidade a essas crianças! Pois sem educação não existe avanço na sociedade e acreditem, sem vocês não há educação”, finalizou Samuel.
Texto: Paula Christina – Assessoria de comunicação do vereadorFoto: Assessoria de comunicação do vereador