Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Professor Renan Albuquerque tem coautoria em livro sobre democracia
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AmazonasEducaçãoManchete

Professor Renan Albuquerque tem coautoria em livro sobre democracia

17/01/2023
Compartilhar

O professor e pesquisador Emir Sader, reconhecido pensador brasileiro e docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é o primeiro autor do livro O Bolsonarismo pós-2022 e a grande tarefa de reconstrução da democracia. Ele divide a coautoria com o professor Renan Albuquerque, da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A obra compõe o segundo volume do projeto “Coalizão Democrática”, organizado por Sérgio Bairon, da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com Renan Albuquerque, que atua como pesquisador do Núcleo Diversitas/USP e atualmente realiza pós-doutoramento na Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP).

O livro tem distribuição gratuita e também traz a participação da professora permanente e decana do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Edna Hogemann, além do professor aposentado pela PUC-SP e colaborador do Instituto Cultiva, Luís Carlos Petry. O divulgador científico Silvio Santana, do canal de You Tube Olhar Inquieto também assina em conjunto o livro, que é editado pela Alexa Cultural e a Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA).

Link para baixar o livro:

https://www.academia.edu/95157977/Coaliz%C3%A3o_Democr%C3%A1tica_Vol_2_o_Bolsonarismo_P%C3%B3s_2022_e_a_Grande_Tarefa_de_Reconstru%C3%A7%C3%A3o_da_Democracia.    

Sobre o projeto e o livro recém-lançado

O mote da discussão na primeira edição dos debates do projeto “Coalização Democrática”, ação entre Ufam e USP, ocorrida em outubro de 2021, trouxe como tema os ataques às instituições fundadas para garantir a democracia brasileira e o próprio sistema político do país. Naquele momento, aconteciam grandes manifestações pró-golpe no Brasil que davam dimensão da ousadia ofensiva da extrema direita. Primeiro veio o 7 de Setembro de 2021. Depois, o 15 de Novembro do mesmo ano. Foram tais as duas datas decisivas para a estabilidade da nação.

Na época, a discussão entre participantes tentou compreender a ascensão do bolsonarismo, sua sanha militar e pensar no que fazer para evitar que o fascismo avançasse no país. Foram avaliadas estratégias para se confrontar atos criminosos, de viés supremacista, que se davam a partir de um ambiente hostil e de apreensão.

Desde então, 12 meses se passaram e revezes sofridos por protagonistas da centro-esquerda e progressistas foram observados. Nos diálogos que originaram o livro O Bolsonarismo pós-2022 e a grande tarefa de reconstrução da democracia, foi meta investigar em que medida é possível construir linhas de raciocínio para se projetar uma nova nação a partir de experiências críticas do presente e das eleições vitoriosas de Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Eleicoes, manchete
Redação Informe Manaus 17/01/2023 17/01/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
Amazonas

Suframa visita planta da Sakura no PIM

18/11/2024
Amazonas

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

18/11/2024
Amazonas

Suframa conhece trabalho da Hana Electronics

17/11/2024
Amazonas

Lei de Informática da Zona Franca de Manaus fomenta R$ 1,48 bilhão em investimentos e mais de 420 projetos de PD&I em 2023

14/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus