Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Preservação e esporte: UEA realiza 1ª Corrida do Saium-de-coleira
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Preservação e esporte: UEA realiza 1ª Corrida do Saium-de-coleira

10/09/2023
Compartilhar

Atletas adeptos de atividades físicas e comprometidos com a preservação ambiental competiram nas categorias de 5 km e 10 km

Fotos: Antônio Lima/ Secom

Integrando três pilares importantes da sociedade – saúde, educação e meio ambiente – a 1ª Corrida do Sauim-de-coleira da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi realizada na manhã deste domingo (10/09), com a participação de mais de mil atletas. Os inscritos competiram nas categorias de 5 km e 10 km, com a largada ocorrendo na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), localizada na Avenida Darcy Vargas, zona Sul de Manaus.

O evento teve como objetivo comemorar e também fazer um alerta sobre o estado de conservação deste pequeno primata endêmico, que se encontra criticamente ameaçado de extinção na Amazônia.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, destacou os múltiplos benefícios da corrida aos participantes. Segundo ele, ao mesmo tempo que a competição estimula o cuidado com a saúde, gera um apelo à sociedade e uma ação ambiental em prol da conservação do sauim-de-coleira.

“Apoiar a causa dessa espécie em perigo de extinção mostra o comprometimento que todos devem ter com os temas relacionados à preservação e conservação ambiental, incentivando outros a fazerem o mesmo. Protegendo o meio ambiente estamos protegendo nosso futuro no planeta”, enfatizou o reitor.

O primeiro lugar dos 5 km na categoria masculino ficou com o atleta Leandro Costa. No feminino, a vencedora foi Juliana Gusmão. Já o lugar mais alto do pódio na categoria 10 km masculino ficou para Juarez Rosa. No feminino, Franciane dos Santos. Na categoria visual masculino, o 1° lugar foi para Antônio de Oliveira e, no feminino, para Iracélia Batalha. Seguindo a lista de classificação, na categoria cadeirante masculino, o pódio foi para Franciomar Bastos. Finalizando, na categoria 60+ masculino, o vencedor foi Waldemar Ferreira. No feminino 60+, Gracilda Limeira foi a grande campeã.

Os atletas saíram da avenida Darcy Vargas, passaram pela avenida Maceió, rua João Valério, avenida Djalma Batista, finalizando a corrida novamente na avenida Darcy Vargas, em frente à EST/UEA.

O casal Juarez Rosa, 36, Franciane dos Santos, 33, foi vencedor, respectivamente, nas categorias masculino e feminino 10 km. “Só tenho a agradecer a UEA pela realização desta corrida, que foi extremamente organizada e importante pela temática da preservação desse primata ameaçado de extinção”, ressaltou Juarez, comemorando a conquista dupla ao lado da esposa.

Além da corrida, a coordenação do evento promoveu ações sobre a importância da alimentação saudável, distribuição de mudas de árvores, serviço de fisioterapia para os atletas, aferição de pressão arterial e glicemia.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus, Meio Ambiente, SECOM
Redação Informe Manaus 10/09/2023 10/09/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Desenvolvimento sustentável: Governo do Estado lança o Plano ABC+ Amazonas 2025

08/07/2025
Governo do Amazonas

Em Brasília, governador Wilson Lima propõe acordo de cooperação técnica com o Incra para avançar na regularização fundiária em Apuí

08/07/2025
Governo do Amazonas

Saúde fortalece monitoramento para ampliar resposta a vírus respiratórios no Amazonas

08/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inicia modernização da iluminação pública de Jutaí e Japurá

08/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Estado abre novo credenciamento para ampliar oferta de cirurgias ginecológicas, dermatológicas e vascular

08/07/2025
Governo do Amazonas

Credenciamento da imprensa para o 67º Festival Folclórico do Amazonas será nos dias 9 e 10 de julho

08/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus