Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Manaus realizou uma programação especial voltada às servidoras da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na manhã desta quarta-feira, 8/3, no auditório Dr. Deodato Miranda Leão, na sede do órgão, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.
A programação, promovida pela Diretoria de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde, contou com dinâmicas, palestras, sessões de auriculoterapia, meditação, oficina de maquiagem, além de coffee break, da entrega de brindes e de uma mensagem elaborada pela titular da Semsa, Shádia Fraxe.
Representada pela assessora Aline Rosa Martins, Shádia, que se encontra em viagem para participar de um congresso de secretários de saúde, destacou, em sua mensagem, características femininas que somam para a qualidade técnica e do relacionamento interpessoal em todas as atividades da secretaria, incluindo a autoconfiança, a empatia, a coragem, a proatividade e a sensibilidade.
“A secretaria sempre dá essa atenção especial a todos os servidores, e hoje o momento é dedicado às mulheres, não só pelo dia internacional, mas também pela sensibilização do ‘Março Lilás’, mês de combate ao câncer do colo do útero. Nossas mulheres merecem e são dignas de toda homenagem no dia de hoje, até porque nós somos maioria na secretaria. Somos valorizadas e queremos que isso aconteça cada vez mais na sociedade”, afirmou a chefe da Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho da Semsa, Dora Lúcia Guedes Cardoso.
Na ocasião, a enfermeira Gerda Costa, técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da secretaria, ministrou uma palestra sobre a história do Dia Internacional da Mulher, destacando a campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) deste ano, cujo slogan é “Inovação, mudança tecnológica e educação na era digital para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas”.
“Hoje, nós viemos reforçar um discurso contra diversas situações que ainda encontramos na sociedade, embora já estejamos no século 21, como misoginia, agressão contra a mulher, violência de gênero virtual e desigualdade salarial no mercado de trabalho. Apesar disso, o foco maior vai ser voltado para a prevenção ao câncer do colo do útero, que está sendo intensificada neste mês, conforme dita o calendário do Ministério da Saúde”, disse a enfermeira.
A gerente de Ciclos de Vida da Semsa, enfermeira Patrícia Marques, ressaltou a importância da presença feminina não apenas na Saúde, mas em todas as áreas profissionais, visto que a mulher traz consigo uma carga de vida muito importante, por conseguir cuidar dos papéis de ser mãe, esposa e ainda profissional.
“A área da saúde precisa de tudo isso, porque além da questão técnica, é necessário desempenhar as funções com o coração, com humanidade, e a mulher é empoderada para tudo isso. A cada dia que passa, nós estamos conseguindo nosso espaço, estamos mostrando o quanto a gente pode, o quanto a gente quer chegar lá, e temos chegado”, concluiu Patrícia.
— — —
Texto – Victor Cruz / Semsa
Foto – Alex Otani / Semsa