Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Prefeitura promove atividades alusivas ao ‘Maio Laranja’ em centro de convivência
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManausManchete

Prefeitura promove atividades alusivas ao ‘Maio Laranja’ em centro de convivência

26/05/2023
Compartilhar

Encerrando as programações especiais da campanha municipal “Maio Laranja”, alusiva ao Dia Nacional de Combate ao abuso e à Exploração Sexual Infantil, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria da Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta sexta-feira, 26/5, uma manhã de convivência com as famílias atendidas pelo centro de referência de assistência social (CRAS) São José IV, atualmente locado no Centro de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes, zona Leste da cidade.

Ao longo da ação, pais e crianças do entorno do equipamento puderam participar de palestras, rodas de conversa, atividades lúdicas e sorteios de brindes diversos. Em paralelo à programação, as equipes do centro de convivência, inaugurado na última sexta-feira, 19/5, deram início às atividades do equipamento, oferecendo atividades esportivas, cursos de culinária e aulas experimentais de informática gratuitas à população.

“É um momento em que é possível visualizarmos a importância da atuação desses equipamentos na comunidade e do trabalho realizado pela Prefeitura de Manaus, seja no enfrentamento à violência sexual contra as nossas crianças e adolescentes ou na oferta de serviços e atividades socioassistenciais e educacionais. É um espaço e um momento que nos enche de muito orgulho”, afirmou o secretário Eduardo Lucas, titular da Semasc.

A Coordenadora do CRAS São José IV, Adriana Gomes, ressaltou a importância dessa atuação conjunta entre equipamentos no processo de oferta de serviços aos moradores da zona Leste.

“Atualmente vivemos uma gestão compartilhada com o centro de convivência, com muitos objetivos em comum. Hoje, em especial, é um dia voltado para a orientação e conscientização dos nossos usuários, dos moradores ao redor do centro de convivência e das famílias da zona Leste como um todo a respeito da prevenção à diversas formas violência e violação de direitos de crianças e adolescentes”, explicou Adriana.

“Nesse sentido, o Centro de Convivência tem um papel fundamental para a comunidade, pois é nesse espaço em que conseguimos desenvolver e ofertar uma gama de atividades em um lugar só. Mesmo com a inauguração ainda sendo recente, a demanda da região já se apresenta de forma significativa e praticamente todas as nossas turmas já estão fechadas, então daí já é possível entender um pouco do nosso impacto aqui”, complementou ainda a coordenadora do Centro de Convivência da Família e do Idoso, Anália Mota.

Moradora do bairro Tancredo Neves, zona Leste, a aposentada Alice Aires participou da palestra sobre formas de prevenção e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil.

“Eu acho que se houvesse mais palestras como essa para os pais, ou até para os mais jovens mesmo, não veríamos tantos casos tristes como vemos hoje. Precisamos ter cuidado e atenção com as crianças, e participar de coisas assim também ajuda nessa proteção”, afirmou.

Já a dona de casa Leidejane Teles, moradora do bairro São José 3, marcou presença em uma das aulas de culinária oferecidas pelo centro de convivência e elogiou a oportunidade.

“Foi uma experiência ótima, aprendi uma série de coisas que antes não sabia e talvez nem fosse saber, como fazer um pão do zero, por exemplo. A gente realmente precisava de um espaço como esse aqui perto de casa para poder fazer alguns cursos e coisas do tipo, então estou gostando bastante”, concluiu.

Campanha Maio Laranja

Alusiva ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio e marcado por ações de sensibilização e orientação sobre o tema em todo o país, a campanha “Maio Laranja” tem como objetivo orientar crianças, adolescentes, pais e a sociedade a identificar e denunciar situações de abuso e exploração sexual ao longo de todo o mês.

A data faz memória à menina capixaba Araceli Crespo, sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 18 de maio de 1973, aos 8 anos de idade.

— — —

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Fotos – Marcely Gomes / Semasc

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAFmgB

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Manaus, Prefeitura de Manaus, Violência
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Sine Manaus oferta 397 vagas de emprego nesta terça-feira, 26/8

25/08/2025

Prefeitura de Manaus celebra mês do patrimônio histórico com debates e valorização da cultura local

22/08/2025

Prefeitura abre consulta pública para população participar da revisão do Plano de Saneamento Básico de Manaus

20/08/2025

Conselho Municipal de Saúde aponta avanços no triênio 2022-2025

06/08/2025

Sine Manaus oferta 233 vagas de emprego nesta quarta–feira, 23/7

22/07/2025

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus