Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Prefeitura intensifica busca ativa de pessoas com hipertensão e diabetes na capital
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManausManchete

Prefeitura intensifica busca ativa de pessoas com hipertensão e diabetes na capital

16/02/2023
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus está intensificando a busca ativa de pessoas com diabetes e hipertensão em todos os Distritos de saúde (Disas) desde janeiro deste ano. A ação, da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), tem o objetivo de lembrar aos usuários que já fazem parte do programa “Hiperdia” que a frequência dos cuidados precisa ser mantida e também orientar as pessoas com sintomas de hipertensão arterial ou diabetes mellitus a buscarem uma unidade básica de saúde (UBS) para investigar os sinais e, conforme o caso, já iniciar o tratamento.

Os Agentes Comunitários de saúde (ACSs) estão fazendo um amplo trabalho de sensibilização casa a casa em seus territórios para chamar a atenção sobre os riscos que essas duas doenças, que são crônicas, ou seja, representam. No contato direto com a população, os ACSs enfatizam que há garantia de vida com qualidade se os cuidados forem seguidos. Neste aspecto, o autocuidado é um fator determinante, mas o paciente precisa se autorresponsabilizar pela sua saúde.

A secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, explica que o desafio da Semsa é justamente o de fazer o usuário perceber que precisa manter os cuidados para ter uma vida saudável.

“Quando falo que os cuidados precisam ser mantidos, quero dizer que esse usuário precisa buscar o atendimento na unidade de saúde para ser acompanhado, seguindo a orientação do profissional de saúde, uma vez a cada seis meses, ou mais. Mas, ele precisa ter essa iniciativa de comparecer para saber se os medicamentos estão fazendo o efeito desejado ou se precisam ser trocados ou as doses aumentadas. É uma ação que precisa ter uma frequência para que ele possa viver a vida sem o agravamento do seu quadro”, destacou Shádia.

A Gerência de Cuidados Condições Crônicas da Semsa aponta que mais de 180 mil pessoas estão cadastradas no programa “Hiperdia”, mas nem todos estão fazendo o acompanhamento regular nas unidades de saúde, o que representa um risco. O acompanhamento por uma equipe de saúde é essencial para avaliar se a doença está evoluindo ou se está controlada, se a medicação precisa ser ajustada, ou se o paciente precisa incorporar hábitos e condições que o ajudem a ter uma boa qualidade de vida.

A gerente de Condições Crônicas da Semsa, enfermeira Lílian Paula Lima, diz que no caso dos pacientes diabéticos, a falta de monitoramento do paciente por uma equipe de saúde aumenta a possibilidade da ocorrência de agravos como cegueira e amputação, no caso dos diabéticos e no caso de hipertensos, risco aumenta de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“Tanto a diabetes quanto a hipertensão são doenças silenciosas que podem levar a complicações com prejuízos sérios à vida dos pacientes. Estamos reforçando a necessidade dessa pessoa ir até o posto de saúde, onde nós temos profissionais que avaliam o paciente como um todo. No caso dos diabéticos, é feita a avaliação neuromotora do pé diabético para saber como está a vascularização, o sistema circulatório, a sensibilidade motora, se essa pessoa está sentindo formigamento ou outro sintoma. No caso da hipertensão, é feita uma avaliação de estratificação de risco para doenças cardiovasculares para saber como conduzir os cuidados”, acrescenta a enfermeira.

Como forma de facilitar a comunicação e a divulgação do trabalho dos ACSs, esses trabalhadores da saúde estão enviando cards com informações sobre hipertensão e diabetes, pelo Whatsapp, como forma de propagar a importância da população ficar atenta aos sinais dessas doenças.

“Além de reforçar a mensagem para quem já faz parte do programa Hiperdia, esse recurso favorece que as pessoas que estão com sinais das doenças comecem a perceber que precisam de tratamento para evitar que cheguem na atenção secundária para fazer a amputação de um membro porque não procuraram a atenção básica. As situações mais graves podem ser evitadas com o cuidado constante”, exemplifica Lílian Zacarias.

— — —

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Acidentes, Manaus, Prefeitura de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus vacina idosos, crianças, gestantes e demais grupos prioritários contra influenza até dia 28

09/02/2026

Prefeitura de Manaus avança para a fase de reaterro nas obras da avenida Autaz Mirim neste domingo 

09/02/2026

Prefeitura de Manaus celebra cinco meses do projeto ‘Faixa liberada’ na avenida Getúlio Vargas e reforça consolidação do domingo esportivo no Centro

09/02/2026

Prefeitura de Manaus informa novos endereços das unidades móveis de Saúde da Mulher das zonas Norte, Leste e Oeste da capital

09/02/2026

Prefeitura de Manaus fortalece o Carnaval de Rua com apoio e serviços em 300 bandas e movimenta mais de R$ 150 milhões na economia da cidade

09/02/2026

Sine Manaus oferta 296 vagas de emprego nesta segunda–feira, 9/2

09/02/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus