A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o governo do Estado do Amazonas, via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), realizaram, nesta quarta-feira, 31/5, a assinatura de um Termo de Cessão de Uso de Imóvel, concedendo a utilização de um espaço no bairro Santa Luzia, zona Sul, para a ampliação dos trabalhos de atendimento e acolhimento desenvolvidos pelo Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), equipamento socioassistencial administrado pela gestão municipal.
A reunião entre os representantes de cada parte do acordo foi realizada na sede da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), no Centro de Manaus. “Recebemos, hoje, de muito bom grado e com muita alegria, a cessão desse equipamento tão importante e que será muito bem utilizado pela Prefeitura de Manaus no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica. É muito importante para a gestão municipal a implementação de mais um equipamento atuante na defesa dos direitos desse público, por isso a ideia aqui é justamente que essa seja uma espécie de extensão de tudo aquilo que já trabalhamos dentro do CRDM, mas, agora, atendendo a população da zona Sul da cidade”, explicou o secretário Eduardo Lucas, titular da Semasc.
De acordo com o secretário Marcellus Campêlo, titular da Sedurb e coordenador-executivo da UGPE, a parceria representa a conclusão de um ciclo objetivado pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) desde a sua concepção, há 20 anos.
“Quando o governo do Estado do Amazonas, a partir do Prosamim, repassa um equipamento público como esse para a Prefeitura de Manaus e sua secretaria responsável, para dar continuidade a um trabalho técnico e social iniciado há muito tempo, nós concluímos um ciclo e atingimos o objetivo do programa como um todo, que é dar sustentabilidade às ações construídas naquela época. É um momento muito importante para nós, pois nossas equipes agora deixarão o equipamento e o entregaremos para a gestão municipal, para que haja aí uma manutenção desse trabalho e desse cuidado com a população”, concluiu.
Centro de Referência dos Direitos da Mulher
Em Manaus, mulheres vítimas de violência podem buscar apoio no Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), estrutura municipal que promove atendimento humanizado às vítimas, por meio da assistência social e jurídica, acompanhamento psicológico, além de cursos de qualificação para a geração de renda, auxiliando mulheres no processo de emancipação de seus agressores.
A unidade está localizada no bairro Flores, zona Centro-Sul da cidade, e o atendimento ainda pode ser agendado pelo telefone (92) 98842-2266.
— — —
Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc
Fotos – Marcely Gomes / Semasc