Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Prefeitura e Defensoria promovem ação no Parque das Tribos com foco na violência obstétrica
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManausManchete

Prefeitura e Defensoria promovem ação no Parque das Tribos com foco na violência obstétrica

22/06/2023
21JUN23 ACAO DE COMBATE A VIOLENCIA OBSTETRICA ATENDIMENTO COM GRAVIDAS .JPG 1024x683 1
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), levou serviços e ações de educação em saúde à comunidade indígena Parque das Tribos, no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste, nesta quarta-feira, 21/6, das 8h às 12h, como parte de evento referente ao Dia Estadual de Combate à Violência Obstétrica, celebrado nesta data.

No evento, realizado pelo Comitê Multi-Institucional de Enfrentamento da Violência Obstétrica, em parceria com a Semsa Manaus e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), as equipes da secretaria municipal promoveram uma roda de conversa sobre direitos da mulher durante o parto e o pós-parto, e ofertaram serviços de saúde aos moradores, incluindo aplicação de vacinas, consultas médicas e de enfermagem e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais.

A técnica responsável pelo Pré-Natal na Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira obstetra Gerda Costa, destacou ainda a ação da Defensoria para a emissão de documentos de identificação, como parte de uma campanha de erradicação do sub-registro civil, e que em última análise também vai assegurar direitos de gestantes e mães da comunidade indígena.

“Queremos identificar as grávidas que estão sem registro de identidade para que, no momento do parto, já tenham esse registro em mãos e possam ter acesso à Declaração de Nascido Vivo (DNV) dos seus respectivos filhos”, explica a enfermeira.

A defensora pública Suelen Paes relatou que a ação conduzida pela Defensoria Especializada em Registros Públicos busca atender uma demanda observada durante outras ações sociais realizadas pela Defensoria na capital.

“Identificamos que boa parte da demanda é de segunda via de documentos e relacionadas à certidão de nascimento. Estamos fazendo uma triagem e informando as pessoas o que elas precisam reunir de documentação para que, numa próxima oportunidade, podermos viabilizar o atendimento”, destacou a defensora.

Uma das moradoras do Parque das Tribos atendida na ação foi Clara Inês Dias, grávida de 29 semanas. Ela aproveitou não só para solicitar a segunda via do documento de identidade como também para saber mais sobre os direitos durante a gestação até o pós-parto.

“É muito importante esse tipo de ação, porque, às vezes, a gente não conhece os direitos da mulher e aqui a gente fica sabendo mais sobre esses direitos na prática”, concluiu.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Foto – Graziela Praia / Semsa

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Manaus, Prefeitura de Manaus, Violência
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
46o EXPOAGRO 1 1024x682 1
Eleições 2024Manaus

Prefeitura de Manaus realiza entrega de kits de água potável para cerca de 200 famílias ribeirinhas

23/10/2024
WhatsApp Image 2024 08 19 at 16.22.35 1 1024x682 1
Eleições 2024Manaus

Prefeitura de Manaus entrega Complexo Esportivo Manoel Valente revitalizada no conjunto Jardim Paulista

05/10/2024
WhatsApp Image 2024 08 19 at 16.44.02 1 768x1024 1
Eleições 2024Manaus

Viaduto Márcio Souza tem entrega prevista para as próximas semanas, diz prefeito David Almeida

05/10/2024

Prefeito David Almeida planta muda de árvore no Gigantes da Floresta e destaca importância ambiental do parque

05/10/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus