Em mais uma ação para regularizar e garantir melhorias aos trabalhadores do comércio informal, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), entregou, nesta terça-feira, 18/4, 25 termos de permissão ao comerciantes da praça de Petrópolis, zona Sul da cidade.
O ato foi realizado pelo secretário da Semacc, Wanderson Costa, que na ocasião explicou que nunca essas pessoas receberam reconhecimento e autorização para trabalhar de forma justa e humanizada.
“Essas pessoas trabalhadoras, que todos os dias realizam suas funções na praça, em busca de levar o sustento para casa, nunca haviam sido lembradas pelo poder público. Agora, elas podem trabalhar, de forma digna e legal, e estão aptas a participar de cursos de capacitação e técnica para manuseio de alimentos oferecidos pela Semacc. O prefeito David Almeida tem determinado que façamos o melhor pelos vendedores do comércio informal, e estamos firmes nesse propósito”, enfatizou Costa.
Para Simone Nascimento, que trabalha há anos no comércio informal, a ação da Prefeitura de Manaus mostra o compromisso com todos. “Quero agradecer à Prefeitura de Manaus, pelo desempenho e apoio na praça de Petrópolis, depois de muitos anos trabalhando de forma irregular, agora, graças ao prefeito David Almeida e à Semacc recebemos esse apoio, me sinto representada e com a força renovada para levar sustento para minha família”, concluiu Simone.
O Departamento de Comércio Informal (Decin) vai intensificar ainda mais o trabalho para regulamentar e dar treinamentos para os trabalhadores do comércio informal de Manaus. Há planejamentos para outros projetos que a Semacc irá realizar, em parceria com outras secretarias, para o desenvolvimento dessa praça e de outros pontos mapeados pelas equipes do Decin. O intuito é humanizar, fomentar, gerar emprego e renda para essas famílias manauaras, prioridades na gestão municipal.
— — —
Texto – Eduarda Lima/Semacc
Fotos – Gildo Smith/Semacc