A campanha Março Lilás, da Prefeitura de Manaus, que intensifica os serviços de saúde voltados à prevenção do câncer do colo do útero, movimentou a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Rayol, localizada na avenida Constantino Nery, com o Dia “D”, programação que contou com oferta de exames, rodas de conversa, vacinação e consultas direcionadas ao público feminino. A programação, desenvolvida pelo Distrito de Saúde (Disa) Sul, aconteceu das 8h às 12h, deste sábado, 25/3, com o objetivo de atender as mulheres que têm dificuldade de buscar as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), durante a semana.
A diretora da UBS José Rayol, Ângela Santos, destacou que o foco da ação foi a coleta do exame Papanicolau, que permite que lesões precursoras do câncer de colo uterino sejam identificadas, agilizando o tratamento, e também oferta da vacina contra o HPV para meninas e meninos de 9 a 14 anos de idade e a realização de mamografia, procedimento essencial para identificar sinais de câncer de mama.
“Além dessas ações, nós também ofertamos serviços que contemplaram a saúde da mulher como um todo. Nosso atendimento foi organizado na modalidade porta aberta com consultas médicas, atualização do cartão vacinal e outras atividades de educação em saúde, com o objetivo de enfatizar que as mulheres precisam se priorizar. Geralmente elas cuidam da saúde de toda a família, mas esquecem de si. O Dia ‘D’ do Março Lilás também trabalha com este alerta: as mulheres precisam se cuidar”, salientou.
Nas primeiras horas da ação, quase 200 atendimentos foram realizados, sendo que a coleta de preventivo respondeu por 80, e as consultas médicas e de enfermagem por quase 60 atendimentos.
Para a enfermeira Priscille Leão, responsável pela Saúde da Mulher no Disa Sul, a estratégia de realizar o Dia “D” do Março Lilás, que já foi levada pela Semsa aos distritos Norte, Leste e Oeste, tem alcançado a receptividade do público, que a cada ano comparece de forma massiva nas unidades em busca do preventivo, da vacinas contra o HPV e outros serviços de saúde.
“A Semsa vem intensificando as ações ano a ano, trabalhando em duas vertentes: na ampliação da coleta desses preventivos na faixa etária de 25 a 64 anos e no reforço da importância da vacina contra o HPV, que é responsável por 99% dos casos do câncer do colo do útero. Reforçamos que este imunizante está disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade. As equipes têm se esforçado muito dentro e fora das unidades, levando a importância dos cuidados a empresas, igrejas e às comunidades como um todo. Percebemos que as mulheres já têm consciência que precisam preservar a saúde delas, o que nos motiva muito”, reforçou.
A dona de casa Elizete Barriga, explicou que há mais de sete anos vai à UBS José Rayol para fazer o exame preventivo. Por conta da rotina agitada durante a semana, o sábado é o dia ideal para cuidar da saúde. “Além do preventivo, eu sempre faço os outros exames aqui. É muito bom fazer isso aos sábados porque durante a semana a gente tem pouco tempo. As mulheres precisam arranjar um tempo para se cuidar, para poder cuidar da família”, acrescentou.
— — —
Texto – Tânia Brandão / Semsa
Fotos – Henrique Souza / Semsa