Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Prefeitura de Manaus promove ‘1º Encontro Formativo para os Estagiários de Apoio Escolar da Modalidade Educação Especial’
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManausManchete

Prefeitura de Manaus promove ‘1º Encontro Formativo para os Estagiários de Apoio Escolar da Modalidade Educação Especial’

29/03/2023
Compartilhar

Com o tema “Estratégias Pedagógicas Comportamentais para a Inclusão dos Educandos com Deficiência”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou o 1º Encontro Formativo (módulo 1) para os Estagiários de Apoio Escolar da modalidade Educação Especial. A programação foi realizada no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, da secretaria, na zona Centro-Sul, com total de 548 acadêmicos, a partir do 4º período, dos cursos de Pedagogia, Letras (Libras) e Educação Física, nas instituições de ensino superior.

No total, serão oito módulos para universitários que já atuam na rede municipal de ensino com alunos da educação infantil, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo do encontro é definir práticas educativas específicas para os estudantes da educação especial.

Para a chefe da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Inez Alcântara,  a formação, realizada pela Rede Colaborativa de Formação Continuada Equipe Educação Especial (RCFC), é um suporte importante para qualificar o trabalho desenvolvido em sala de aula.

“A divisão, por meio da gerência, oferece a formação para esse público, que são os mediadores. E isso faz parte do olhar diferenciado da secretária Dulce Almeida para com esse público. Essa atividade é essencial para o estagiário ter discernimento e ampliar os conhecimentos sobre o tema”, explicou.

Um dos formadores da equipe da DDPM, Cleutemberg Gama, afirmou que os estagiários tiveram um momento único, pois já realizam um trabalho com os alunos nas unidades de ensino. Agora, terão novas informações para aperfeiçoar as atividades pedagógicas.

“Nós vamos ensinar nossos estagiários a lidar com o nosso público da acessibilidade, com os alunos, enfim, nós estamos abrindo todas as possibilidades aos nossos acadêmicos a realizarem essa função na escola. Nós precisamos abrir esse leque, multiplicar, para cada vez mais oferecermos inclusão e o exercício da cidadania aos nossos estudantes”, comentou.

Acadêmica do 5º período de Pedagogia, Sharon Morais trabalha na escola municipal Irmã Zenir, bairro Cidade Nova, zona Norte, que atende a 25 alunos especiais. Para ela, a formação só vai somar e qualificar os planos de aula.

“É de muita importância esses oitos módulos, pois, quando chegar na sala, vamos colocar em ação tudo o que foi dito e praticado na formação. Nós precisamos ter esse tipo de informação, porque vamos ter que nos adaptar às deficiências e às dificuldades do ensino. Temos que ter esse olhar perante os nossos alunos, para ajudar na aprendizagem e no desenvolvimento do social em sala de aula, além de apoiar o professor no que ele precisar”, citou.

— — —

Texto – Paulo Rogério/ Semed

Fotos – Cleomir Santos/ Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAxKH1

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Educação, Educação Infantil, Ensino Superior, Manaus, Prefeitura de Manaus
Redação Informe Manaus 29/03/2023 29/03/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
Eleições 2024Manaus

Prefeitura de Manaus realiza entrega de kits de água potável para cerca de 200 famílias ribeirinhas

23/10/2024
Eleições 2024Manaus

Prefeitura de Manaus entrega Complexo Esportivo Manoel Valente revitalizada no conjunto Jardim Paulista

05/10/2024
Eleições 2024Manaus

Viaduto Márcio Souza tem entrega prevista para as próximas semanas, diz prefeito David Almeida

05/10/2024

Prefeito David Almeida planta muda de árvore no Gigantes da Floresta e destaca importância ambiental do parque

05/10/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus