A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), segue com as reformas para padronizar as feiras e mercados dando dignidade aos permissionários e consumidores que há anos estavam esquecidos pelo poder público.
Nesta terça-feira, 14/2, na feira do Armando Mendes, localizada na avenida Itacolomi, zona Leste, as obras estão contemplando a construção de banheiros para Pessoas com Deficiência (PcD), e a ampliação dos banheiros masculino e feminino, na sequência a área que abriga os boxes dos peixeiros irá receber as equipes de obras para a área ser reformada.
Sendo realizada por etapas, a reforma irá abranger toda a área com a troca da estrutura metálica, cobertura, revestimento, piso, instalações elétricas e hidráulicas, pintura interna e externa, entre outros serviços.
De acordo com Erick Robert, fiscal da obra, os serviços estão avançando gradativamente, e a revitalização é realizada por etapas, pois os permissionários estão trabalhando normalmente. A feira não foi fechada, e a obra é realizada com eles dentro do espaço, sendo remanejados de acordo com o avanço do serviço.
“Hoje, estamos revitalizando a área dos banheiros, ampliando e implantando um equipamento com acessibilidade. Estamos na etapa conclusiva dessa fase da obra. Assim vamos seguir para iniciar os trabalhos no pátio onde ficam os boxes dos peixeiros, vamos iniciar a implantação das novas tubulações, novas redes de drenagens e, vamos entregar todos os boxes completamente revitalizados com novos revestimentos, mais amplos e arejados dentro das expectativas dos clientes e trabalhadores“, explicou Robert
Os permissionários serão contemplados com novos equipamentos de trabalho de acordo com a área em que atuam. Para os permissionários que trabalham nas feiras e mercados que estão sendo reformados pela prefeitura, a ansiedade está presente na maioria deles, pois querem ver tudo pronto e funcionando ordenadamente, como sente o Joel Encarnação, peixeiro há oito anos na feira, e esbanja felicidade e gratidão.
“Estou muito grato por estar participando deste novo momento. O prefeito David Almeida e o secretário Wanderson Costa estão fazendo uma revolução nas feiras e na vida da gente. Finalmente vou trabalhar em um espaço novo, e acredito que até os equipamentos vamos ganhar. Um sonho que está sendo realizado. Vou trabalhar ainda mais grato e feliz vendendo meu pescado”, disse.
A feira faz parte do convênio firmado entre a Prefeitura de Manaus e o governo do Estado do Amazonas, em dezembro do ano passado, para a reforma de feiras e mercados da capital.
A feira municipal do Armando Mendes surgiu na década de 1980 e sua última reforma foi em 1994. Possui 67 permissionários e área total de 1.260 metros quadrados. Gera 201 empregos diretos e mais de 5 mil indiretos.
— — —
Texto – Polyana Brelaz / Semacc
Fotos – Gildo Smith / Semacc
Disponíveis em – https://www.flickr.com/gp/prefeiturademanaus/1pM081f6Ua