A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), intensifica as obras de reformas na feira do São Francisco, no bairro São Francisco, e no mercado Carneiro da Mota, no Morro da Liberdade, ambos na zona Sul da capital. Aproveitando os dias do feriado de Carnaval, onde o fluxo de pessoas diminuiu, as equipes de obras da Semacc intensificaram os serviços nos locais. Nesta segunda-feira, 20/2, cerca de 40 trabalhadores executam os trabalhos para que sejam concluídos no menor tempo possível.
De acordo com o titular da Semacc, Wanderson Costa, neste feriado os serviços de infraestrutura são intensificados, com o intuito de concluir as etapas que ainda faltam, como a conclusão de forro e telhado. Na feira e no mercado as obras estão acontecendo nos boxes externos e no estacionamento.
“Com esse feriado, nosso objetivo é acelerar as obras, pois o fluxo de consumidores diminui e com isso trabalhamos mais rápido. Como a feira não foi fechada, as obras acontecem com o local funcionando e a logística tem que ser cautelosa para que acidentes não aconteçam. O prefeito David Almeida determinou celeridade, mas com muita segurança para os permissionários e clientes”, explicou Costa.
Durante toda a manhã, Costa esteve nos canteiros das obras das feiras, acompanhado do diretor de Feiras e Mercados, Luciano Mendes, do engenheiro Rubens Castro e equipe técnica da Semacc, onde pôde avaliar o andamento dos serviços.
“Na chuva ou no sol, os trabalhos não param na Semacc. Eu e nossa equipe técnica estamos avaliando todas as ações das obras. Queremos celeridade nesses serviços, para entregar o quanto antes as nossas feiras e mercados municipais transformados, modernizados e humanizados. Esse é o compromisso do prefeito David, e é o nosso desafio diário. Nosso dever é cumprir”, acrescentou o secretário
Surgida nos anos 1950, a feira do bairro São Francisco não recebia melhorias há pelo menos 23 anos, e estava com o aspecto de abandono. O complexo comercial possui área construída de 836,13 metros quadrados e atende a 48 permissionários. A feira gera cerca de 90 empregos diretos e mais de 4 mil indiretos.
O mercado Carneiro da Mota opera com 33 permissionários e gera aproximadamente 80 empregos diretos e indiretos, oferecendo ao público atividades diversas, como lanches, bazar, estivas, confecções, peixes, carnes, hortifruti, assistência técnica, entre outras. A última reforma realizada no espaço ocorreu em 2001.
— — —
Texto – Polyana Brelaz / Semacc
Fotos – Gildo Smith / Semacc