Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Prefeitura de Manaus alerta sobre decisão da Anvisa de suspender alimentos da marca Fugini
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManausManchete

Prefeitura de Manaus alerta sobre decisão da Anvisa de suspender alimentos da marca Fugini

31/03/2023
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), alerta a população sobre a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), publicada no último dia 27/3, de suspender a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso de todos os alimentos da marca Fugini, produzidos pela empresa Fugini Alimentos Ltda. A marca é conhecida do público principalmente por suas linhas de molhos de tomate, conservas vegetais, maioneses e mostardas.

A suspensão é uma medida preventiva e foi tomada após a realização de uma inspeção sanitária na fábrica da empresa, localizada no município de Monte Alto (SP). Na ação, foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade, entre outras. Essas falhas podem impactar a qualidade e a segurança do produto final.

A suspensão da fabricação ficará válida até que a empresa adeque o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação.

Já distribuídos

Também está prevista a publicação pela ANVISA, ainda nesta semana, da Resolução – RE 1.051, específica para lotes de maioneses da marca Fugini produzidos no período de 20/12/2022 a 21/3/2023.

A nova medida proíbe a comercialização, a distribuição e o uso, e determina o recolhimento de todas as apresentações de maionese da marca Fugini com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024. A proibição vale também para todos os lotes que irão vencer em dezembro de 2023, com numeração iniciada por 354.

A medida foi adotada em razão do uso de matéria-prima vencida na fabricação da maionese. Esse fato foi constatado na mesma inspeção sanitária que resultou na decisão de suspensão geral da fabricação, distribuição e venda dos produtos da empresa paulista.

Estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem os lotes da maionese citados na resolução não devem utilizá-los, e devem entrar em contato imediato com a empresa Fugini Alimentos Ltda., que deverá realizar o seu recolhimento.

Fiscalização

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, esclarece que alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, pois podem trazer vários riscos à saúde de quem os ingere. “A exposição ou venda desses alimentos é considerada infração sanitária, tipificada no Código de Defesa do Consumidor. Assim, o recolhimento desses alimentos é necessário para prevenir agravos à saúde”, afirma.

A Gerência de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus (Gevali) irá fiscalizar a exposição para venda dos alimentos suspensos pela decisão da ANVISA nos comércios da capital amazonense.

A população PODE denunciar irregularidades sanitárias relativas à venda e utilização das pomadas modeladoras capilares por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.Ouvidoria@gmail.com.

Conheça a Resolução – RE 1028/2023, que determinou a suspensão da fabricação, comercialização e uso dos alimentos da marca Fugini: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-re-n-1.028-de-24-de-marco-de-2023-472730017.

Para mais informações, acesse o site da ANVISA: https://www.gov.br/ANVISA/PT-br/assuntos/noticias-ANVISA/2023/ANVISA-suspende-alimentos-da-marca-fugini.

— — —

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Fiscalização, Manaus, Prefeitura de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus vacina idosos, crianças, gestantes e demais grupos prioritários contra influenza até dia 28

09/02/2026

Prefeitura de Manaus avança para a fase de reaterro nas obras da avenida Autaz Mirim neste domingo 

09/02/2026

Prefeitura de Manaus celebra cinco meses do projeto ‘Faixa liberada’ na avenida Getúlio Vargas e reforça consolidação do domingo esportivo no Centro

09/02/2026

Prefeitura de Manaus informa novos endereços das unidades móveis de Saúde da Mulher das zonas Norte, Leste e Oeste da capital

09/02/2026

Prefeitura de Manaus fortalece o Carnaval de Rua com apoio e serviços em 300 bandas e movimenta mais de R$ 150 milhões na economia da cidade

09/02/2026

Sine Manaus oferta 296 vagas de emprego nesta segunda–feira, 9/2

09/02/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus